
Por mais de 150 anos, Fontanafredda foi aclamada como uma das melhores vinícolas do Piemonte. Dizem que foi o primeiro produtor a lançar uma garrafa rotulada Barolo — em 1878 — também foi o primeiro a engarrafar um Barolo de vinhedo único, em 1964.
A maior vinícola orgânica certificada do Piemonte, toda a sua propriedade é classificada como Menzione Geografica Aggiuntiva, ou MGA, que os italianos costumam chamar de cru.
+ Vinícola de Pernambuco conquista 14 prêmios em concurso dos melhores vinhos do Brasil
+ Vinícolas gaúchas reabrem à visitação com restrições; veja
Depois de ficar ausente do mercado por um tempo significativo, a vinícola Fontanafredda acaba de lançar a safra de 2019 de dois de seus Barolos de vinhedo único, Vigna La Delizia e Vigna La Villa. Vindos do Lazzarito MGA e Paiagallo MGA, estes foram produzidos pela última vez, respectivamente, em 2000 e 2007.
O enólogo Giorgio Lavagna disse ao Robb Report que os dois foram relançados como parte dos projetos Green Renaissance e Rebirth of the Vineyards da vinícola Fontanafredda. “Com a safra de 2019, escolhemos elevar cada porção de nossa terra com o propósito de mostrar a rica biodiversidade do Langhe, vinificando cada vinhedo separadamente. O objetivo é destacar a personalidade distinta de cada local”, diz Lavagna.
As características distintas dos vinhedos diferenciam os vinhos — Vigna La Delizia é conhecido por seu poder e estrutura e que Vigna La Villa oferece finesse e elegância. “Ao vinificá-los separadamente, a vinícola Fontanafredda visa dar aos amantes e colecionadores de vinho a oportunidade de experimentar as diferenças sutis entre esses dois locais excepcionais”, diz ele.
Enquanto Vigna La Delizia desfruta de exposição sudeste e tem solos ricos em marga calcária e argila, Vigna La Villa está voltado para o leste e apresenta solos de silte, areia e argila. Ambos os vinhos foram fermentados em aço inoxidável, amadurecidos em barricas de carvalho por 30 meses e descansados na garrafa por mais oito meses antes do lançamento.
Os 2019 já encontraram um lar nas adegas de restaurantes por toda a América. Steven McDonald, MS, diretor executivo de vinhos do Pappas Bros Steakhouse em Houston e Dallas, tem Fontanafredda Barolos que datam de 1961 em mãos, incluindo Vigna La Villa 1996 em Dallas e 1999 em Houston.
Ele explica o Barolo de vinhedo único de MGAs específicos para seus clientes da mesma forma que explicaria a Borgonha. O Fontanafredda Barolo de “2019 é muito clássico e quase enxuto no primeiro lançamento, mas também muito agradável agora”, diz McDonald.
Michael Laudenslager, gerente geral e diretor de vinhos da Peasant na cidade de Nova York, trabalhou com várias safras e crus de Fontanafredda nos últimos dois anos. “Fontanafredda realmente mantém um estilo clássico que é uma ótima referência para o que o Barolo classicamente é”, ele diz.
Embora o Barolo seja geralmente considerado um vinho com longa capacidade de envelhecimento, Laudenslager também acha que os 2019s estão prontos para serem apreciados agora. “É a safra em que decidi que o Barolo mais jovem é realmente acessível ou pronto para beber”, ele diz.
Fontanafredda 2019 Vigna La Delizia MGA Lazzarito Barolo DOCG tem um nariz de amora, eucalipto e especiarias de panificação. Taninos polidos e acidez suave sustentam sabores de cereja madura de verão, tabaco de cachimbo, cravo e tomilho seco que se fundem em um acabamento suave e saboroso. Fontanafredda 2019 Vigna La Villa MGA Paiagallo Barolo DOCG oferece um buquê de romã, ervas frescas da encosta e lavanda selvagem.
Sabores de cereja, ameixa vermelha e ervas de Provence preenchem o paladar junto com uma camada de taninos macios que deixam uma nota suave de giz na língua e nas gengivas. Depois de desfrutar desses vinhos com uma tigela de risoto de cogumelos fumegantes, podemos garantir que ambos valeram a pena esperar.
Fonte: Robb Report
Fique por dentro das novidades pela nossa página no Facebook.