Uma das vinícolas mais famosas da Itália trouxe de volta seu Barolos de vinhedo único

Uma das vinícolas mais famosas da Itália trouxe de volta seu Barolos de vinhedo único
Uma das vinícolas mais famosas da Itália trouxe de volta seu Barolos de vinhedo único. Foto: Fontanafredda

Por mais de 150 anos, Fontanafredda foi aclamada como uma das melhores vinícolas do Piemonte. Dizem que foi o primeiro produtor a lançar uma garrafa rotulada Barolo — em 1878 — também foi o primeiro a engarrafar um Barolo de vinhedo único, em 1964.

A maior vinícola orgânica certificada do Piemonte, toda a sua propriedade é classificada como Menzione Geografica Aggiuntiva, ou MGA, que os italianos costumam chamar de cru.

Vinícola de Pernambuco conquista 14 prêmios em concurso dos melhores vinhos do Brasil
Vinícolas gaúchas reabrem à visitação com restrições; veja

Depois de ficar ausente do mercado por um tempo significativo, a vinícola Fontanafredda acaba de lançar a safra de 2019 de dois de seus Barolos de vinhedo único, Vigna La Delizia e Vigna La Villa. Vindos do Lazzarito MGA e Paiagallo MGA, estes foram produzidos pela última vez, respectivamente, em 2000 e 2007.

O enólogo Giorgio Lavagna disse ao Robb Report que os dois foram relançados como parte dos projetos Green Renaissance e Rebirth of the Vineyards da vinícola Fontanafredda. “Com a safra de 2019, escolhemos elevar cada porção de nossa terra com o propósito de mostrar a rica biodiversidade do Langhe, vinificando cada vinhedo separadamente. O objetivo é destacar a personalidade distinta de cada local”, diz Lavagna.

As características distintas dos vinhedos diferenciam os vinhos — Vigna La Delizia é conhecido por seu poder e estrutura e que Vigna La Villa oferece finesse e elegância. “Ao vinificá-los separadamente, a vinícola Fontanafredda visa dar aos amantes e colecionadores de vinho a oportunidade de experimentar as diferenças sutis entre esses dois locais excepcionais”, diz ele.

Enquanto Vigna La Delizia desfruta de exposição sudeste e tem solos ricos em marga calcária e argila, Vigna La Villa está voltado para o leste e apresenta solos de silte, areia e argila. Ambos os vinhos foram fermentados em aço inoxidável, amadurecidos em barricas de carvalho por 30 meses e descansados ​​na garrafa por mais oito meses antes do lançamento.

Os 2019 já encontraram um lar nas adegas de restaurantes por toda a América. Steven McDonald, MS, diretor executivo de vinhos do Pappas Bros Steakhouse em Houston e Dallas, tem Fontanafredda Barolos que datam de 1961 em mãos, incluindo Vigna La Villa 1996 em Dallas e 1999 em Houston.

Ele explica o Barolo de vinhedo único de MGAs específicos para seus clientes da mesma forma que explicaria a Borgonha. O Fontanafredda Barolo de “2019 é muito clássico e quase enxuto no primeiro lançamento, mas também muito agradável agora”, diz McDonald.

Michael Laudenslager, gerente geral e diretor de vinhos da Peasant na cidade de Nova York, trabalhou com várias safras e crus de Fontanafredda nos últimos dois anos. “Fontanafredda realmente mantém um estilo clássico que é uma ótima referência para o que o Barolo classicamente é”, ele diz.

Embora o Barolo seja geralmente considerado um vinho com longa capacidade de envelhecimento, Laudenslager também acha que os 2019s estão prontos para serem apreciados agora. “É a safra em que decidi que o Barolo mais jovem é realmente acessível ou pronto para beber”, ele diz.

Fontanafredda 2019 Vigna La Delizia MGA Lazzarito Barolo DOCG tem um nariz de amora, eucalipto e especiarias de panificação. Taninos polidos e acidez suave sustentam sabores de cereja madura de verão, tabaco de cachimbo, cravo e tomilho seco que se fundem em um acabamento suave e saboroso. Fontanafredda 2019 Vigna La Villa MGA Paiagallo Barolo DOCG oferece um buquê de romã, ervas frescas da encosta e lavanda selvagem.

Sabores de cereja, ameixa vermelha e ervas de Provence preenchem o paladar junto com uma camada de taninos macios que deixam uma nota suave de giz na língua e nas gengivas. Depois de desfrutar desses vinhos com uma tigela de risoto de cogumelos fumegantes, podemos garantir que ambos valeram a pena esperar.

Fonte: Robb Report

Fique por dentro das novidades pela nossa página no Facebook.

Back to top