A agência de patrimônio artístico da UNESCO disse que pode colocar Veneza em sua lista de “ameaçados de extinção” se a cidade não proibir permanentemente os navios de cruzeiro de atracar lá.
Veneza, junto com a Grande Barreira de Corais da Austrália, a cidade de Budapeste e a orla de Liverpool podem ser colocados na lista de “Patrimônio Mundial em Perigo”, o que significa que correm o risco de serem removidos completamente da prestigiosa lista da Unesco de patrimônios mundiais.
A Unesco disse na segunda-feira (21) que o assunto será discutido em uma reunião de seu Comitê do Patrimônio Mundial, que supervisiona o cobiçado prêmio, em Fuzhou, China, de 16 a 31 de julho.
Veja também:
- Itália: Ilha de Capri lança programa ‘Livre de Covid’ para atrair turistas
- Giorgio Armani compra marca de iates de luxo Italian Sea Group. Saiba detalhes!
- Lamborghini cria abelhas para analisar qualidade do ar de sua fábrica na Itália
“Seria uma coisa muito séria para o nosso país” se Veneza fosse removida, disse o ministro da Cultura da Itália, Dario Franceschini, na segunda-feira.
Os participantes da reunião na China tomarão a decisão final sobre as propostas de exclusão e advertência, e a agência pode exigir uma ação urgente sobre os navios de cruzeiro do governo italiano até fevereiro próximo. Há muito se preocupa com o impacto dos navios de cruzeiro nas estruturas delicadas da cidade e no frágil ecossistema da lagoa.
Veja também:
- Estas cidades na Itália vão pagar para você trabalhar remotamente de lá
- Itália: você pode comprar uma casa pronta para morar por menos de R$ 70 mil. Saiba detalhes!
- Itália lança trens ‘livres de covid’ para incentivar viagens a destinos turísticos do país
O governo italiano parece ter aprovado a proibição dos navios de cruzeiro que atracam em Veneza no início deste ano – mas os navios gigantes continuam a chegar à cidade. O decreto do governo, na verdade, não constituiu uma proibição imediata.
Em vez disso, ele disse que um plano para atracar navios de cruzeiro fora de Veneza deve ser elaborado e implementado. Enquanto isso, os navios continuarão navegando e atracando no porto industrial da cidade, que é o local de desembarque deles desde dezembro passado.
Fique por dentro das novidades na nossa página no Facebook Desejo Luxo ou no nosso site www.desejoluxo.com.br