A Nike está processando o coletivo de arte por trás do rapper Lil Nas X na produção dos “Sapatos de Satanás”, que gerou uma comoção na mídia social.
Em um processo aberto na segunda-feira, a Nike acusa o MSCHF Product Studio Inc. de violação de marca registrada sobre os 666 pares de tênis Nike modificados do designer feitos em colaboração com o cantor Lil Nas X. Todos os 666 pares esgotaram na segunda-feira.
O MSCHF não respondeu aos repetidos pedidos de comentários sobre o processo.
Em sua reclamação, a Nike pediu ao tribunal que ordenasse ao MSCHF que “parasse permanentemente” de cumprir ordens para os tênis Lil Nas X Satan “não autorizados”. O processo observa que usuários de mídia social ameaçaram boicotar a Nike por causa dos sapatos polêmicos.
Veja também:
- 5 milhões de pessoas fazem fila de espera para comprar tênis da Nike e Dior de R$ 11 mil
- Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano
- Jesus Shoes: Tênis com água benta custam mais de R$13mil
Lil Nas X não é citado como uma das partes no processo. Representantes do músico não responderam a ligações ou e-mails solicitando comentários na noite de segunda-feira (29).
“MSCHF e seus sapatos de Satanás não autorizados provavelmente causarão confusão e diluição e criarão uma associação errônea entre os produtos MSCHF e a Nike”, disse a empresa de roupas esportivas em sua reclamação. “No curto espaço de tempo desde o anúncio dos Sapatos Satanás, a Nike sofreu danos significativos à sua boa vontade, inclusive entre os consumidores que acreditam que a Nike está endossando o satanismo.”
A Nike emitiu declarações a vários meios de comunicação, incluindo a CNN, esclarecendo que “não tem nenhuma relação com Lil Nas ou MSCHF” e que “a Nike não projetou ou lançou esses tênis e não os endossamos”. Os tênis Nike Air Max 97 modificados em preto e vermelho – adornados com um pingente de pentagrama de bronze e uma gota de sangue humano no meio da sola – são o mais recente calçado personalizado da Nike lançado pela MSCHF.
Veja também:
- Christian Louboutin lança sapatos com salto flutuante
- Par de tênis mais caro do mundo, Nike Moon Shoe bate recorde; veja preço
- A volta do tênis feio: modelo chunky está na moda entre os famosos
A empresa também lançou um par de “Sapatos Jesus” feitos sob medida em 2019. Em sua reclamação, a Nike disse que os Sapatos Satanás apresentam com destaque o famoso logotipo Swoosh da Nike. A polêmica começou na semana passada com o lançamento do videoclipe do último single de Lil Nas X, “Montero (Call Me By Your Name)”.
O vídeo retrata o cantor vestido de forma provocante como um anjo caído e um demônio que cavalga um para o inferno, onde ele dá uma lap dance para o diabo. Após o lançamento do vídeo na sexta-feira, Lil Nas promoveu o lançamento de seus novos Sapatos de Satanás no Twitter.
Um dia depois de Lil Nas X lançar o videoclipe, ele respondeu à reação com uma postagem dizendo: “Passei minha adolescência me odiando por causa do que vocês pregaram que aconteceria comigo porque eu era gay”, ele escreveu. “Então espero que você esteja bravo, continue bravo, sinta a mesma raiva que você nos ensina a ter de nós mesmos”, finalizou.
Fique por dentro das novidades na nossa página no Facebook Desejo Luxo ou no nosso site www.desejoluxo.com.br