Que a Liberdade é um pedacinho do Japão no Brasil não é nenhuma novidade. Considerada a maior comunidade japonesa fora do país asiático, o bairro localizado no centro de São Paulo guarda sabores, tradições e costumes, produtos típicos e até arquitetura que transporta os visitantes para o outro lado do mundo.
O bairro da Liberdade é um verdadeiro mergulho na cultura japonesa. Apesar de hoje, o lugar ter influência forte de outros países da Ásia também, como China, Coreia, Tailândia, Taiwan e Filipinas, a imigração de japoneses, que completa 115 anos em 2023, ainda é a mais conhecida e observada por seus visitantes.
+ 10 cidades perto de São Paulo para fazer um passeio barato
+ 4 cantinhos em São Paulo para respirar design, artesanato e arte popular
+ Menor apartamento da América Latina: veja imóvel em São Paulo que está à venda por R$ 200 mil
Não à toa, o bairro é repleto de símbolos dessa comunidade. Do chão às fachadas e topos de postes, o que não faltam por lá são oportunidades de admirar e fotografar parte dessa história.
A seguir, o Nikkey Palace Hotel, um hotel que está há mais de 30 anos na região, indica cinco desses ícones do bairro que são paradas obrigatórias por lá:
1. Torii
Quem já viu uma foto do bairro paulistano, muito provavelmente, se deparou com o imponente pórtico da rua Galvão Bueno. Com nove metros de altura, o Torii simboliza os portais existentes na entrada dos santuários xintoístas do Japão e que representam o portal que divide o mundo material do divino.
2. Lanternas japonesas
Chamados de suzurantos, os postes da Liberdade são inspirados nas lanternas japonesas, não só iluminando todo o bairro, como também criando uma atmosfera especial na região.
3. Jardim Oriental
Pequeno refúgio de tranquilidade em meio à agitação das ruas do bairro, o Jardim Oriental está situado na rua Galvão Bueno e conta com um lago com carpas, vegetação e paisagismo típicos japoneses.
4. Ladrilhos Mitsudomoe
Algumas das ruas dessa região contam com ladrilhos com o desenho do mitsudomoe, outro símbolo da religião xintoísta. Em preto e branco, o símbolo – que significa harmonia entre o homem, o céu e a terra – tem a configuração de três vírgulas formando um círculo.
5. Fachadas típicas
Algumas fachadas de bancos e estabelecimentos comerciais da Liberdade seguem a arquitetura oriental, com beirais, detalhes em dourado e vermelho. O principal exemplo é o Banco Bradesco, bem próximo da Praça da Liberdade, que teve sua fachada alterada na comemoração do centenário da imigração, com inspiração no Palácio Imperial do Japão.
Fique por dentro das novidades na nossa página no Facebook Desejo Luxo ou no nosso site www.desejoluxo.com.br
Quer ver mais notícias como essa? Então, confira nossas matérias:
+ Férias: 5 passeios para se conectar com a natureza do litoral norte de São Paulo
+ Conheça a suíte presidencial do premiado hotel Grand Hyatt São Paulo
+ Maior roda-gigante da América Latina abre amanhã em São Paulo com ingressos a partir de R$25