Esta é a melhor maneira de harmonizar vinho com queijo. Deixe uma única regra orientar como você escolhe o queijo para harmonizar com seu vinho ou vice-versa.
Vinho e queijo são velhos amigos – eles estão juntos há centenas de anos. Tradicionalmente, os vinhos de uma região seriam combinados com queijos da mesma região. A simbiose entre as duas delícias é inegável, e a velha regra de harmonizações levando em consideração o antigo ditado que “o que cresce junto, caminha junto” ainda soa verdadeiro hoje.
+ Pinot noir é o vinho mais saudável, de acordo com especialistas. Leia tudo sobre esta descoberta!
+ Dolce & Gabbana investe em bebidas de luxo e lança vinho tinto: Tancredi
+ Vinho de chocolate? Isso mesmo! E ele custa menos de R$ 40. Conheça!
Aqui, compartilhamos algumas harmonizações comprovadas, com vinhos da França, Itália e Estados Unidos com os queijos perfeitos. Use-os como ponto de partida e você descobrirá que as possibilidades são infinitas:
Brie + Beaujolais
Quando se trata dos pares mais confiáveis de todo o mundo, vá fundo e comece na França. Vinhos tintos leves de Beaujolais, a região vinícola francesa no extremo sul da Borgonha, foram combinados com o queijo homônimo da região Brie por séculos. Uma garrafa de vinho Beaujolais com um delicioso brie de casca macia certamente agradará a todos.
Asiago + Chianti ou Pinot Grigio
Se vinho e queijo italianos são mais o seu estilo, experimente um queijo Asiago combinado com um Chianti ou Brunello. Pois, esses tintos grandes e ousados harmonizam excepcionalmente bem com este queijo. Lembre-se de que os queijos ao estilo Asiago são feitos em todo o mundo hoje, mas recomendamos tentar encontrar um da Itália se for combiná-lo com um vinho italiano.
No entanto, caso prefira vinho branco, tente combinar Asiago de Veneto ou Trentino-Alto Adige com um Pinot Grigio da região. Embora estes dois vinhos sejam bastante diferentes, os dois combinam perfeitamente com Asiago!
Vinho Espumante + Queijo de Cabra
O vinho espumante é um ótimo aperitivo para saborear antes do jantar e acompanha na perfeição o queijo de cabra. Portanto, recomendamos harmonizar com um feito em Oregon, nos Estados Unidos, e regar um pouco de mel sobre o queijo e comer com um biscoito para realmente elevar sua harmonização.
Quer ver mais notícias como essa? Então, confira em nossas matérias:
+ Chanel compra vinícola e lança seu primeiro vinho rosé
+ Quanto tempo dura um vinho aberto? Dicas de expert sobre todos os tipos de vinho
+ Garrafa de champagne com NFT se torna a mais cara do mundo ao ser vendida por R$ 13 milhões