Mistério: jovem encontra moedas de ouro inestimáveis de 1.100 anos

Jovens voluntários em uma escavação arqueológica no centro de Israel encontraram 425 moedas de ouro enterradas em uma jarra de barro por 1.100 anos.

Imagens: Reprodução

Primeiramente, a maior parte das moedas de ouro remonta ao início do período islâmico, quando a região fazia parte do califado abássida. Além disso, as moedas pesam 845g e teriam valido uma grande soma quando foram enterradas – o suficiente para comprar uma casa luxuosa em uma das cidades do califado.

Veja também:

No entanto, quem era o dono do dinheiro e por que ele nunca voltou para pegá-lo é um mistério. “A pessoa que enterrou este tesouro 1.100 anos atrás deve ter achado que o recuperaria, já que prendeu a a jarra com um prego para que não se movesse”, disseram os diretores da escavação, Liat Nadav-Ziv e Elie Haddad, do Israel Antiquities Autorities, em um comunicado.

Veja também:

Eles acrescentaram: “Encontrar moedas de ouro, certamente em quantidade tão considerável, é extremamente raro. Quase nunca as encontramos em escavações arqueológicas, visto que o ouro sempre foi extremamente valioso, derretido e reutilizado de geração em geração.”

Veja também:

Por fim, o jovem que descobriu o tesouro, Oz Cohen, disse: “Foi incrível. Cavei no chão e quando encontrei, vi o que parecia ser folhas muito finas. Quando olhei de novo, vi que eram moedas de ouro.”

Oz Cohen e as moedas que encontrou

Fique por dentro das novidades na nossa página no Facebook Desejo Luxo ou no nosso site www.desejoluxo.com.br

Back to top