A marca de moda Telfar, dos Estados Unidos, lançou sua linha de bandana durag de luxo em um esforço para combater a discriminação contra os cabelos afro.
A bandana durag é um símbolo de cuidado com o cabelo afro, mas enfrenta grande discriminação nos Estados Unidos. O acessório foi banido de escolas, ambientes de trabalho, shoppings – e até mesmo proibido por ligas esportivas, como a NFL (futebol americano) e a NBA (basquete). Diante disso, a Telfar decidiu criar sua coleção de acessórios “feitos para serem vistos”.
Veja também:
- Tommy Hilfiger lança primeiro véu para mulheres muçulmanas
- Dior cria plataforma de formação online para mulheres
- Carolina Herrera passa a vender roupas plus size; veja peças e preços
“Esta bandana durag foi criada para ser um tipo de luxo, e nosso objetivo, como sempre, é mais acessibilidade e onipresença”, disse o designer Telfar Clemens à revista Interview.
O cabelo afro ainda é alvo de atitudes racistas e discussões polêmicas. Segundo o jornal The Guardian, nos Estados Unidos, as mulheres negras têm 83% mais chances de serem julgadas por sua aparência do que outras mulheres.
A pesquisa também constatou que mulheres negras com penteados naturais são consideradas menos profissionais e possuem uma vez e meia mais chance de serem mandadas embora do trabalho por causa de seus cabelos.
Veja também:
- Veja quanto custa ter os vestidos de noiva inspirados nas princesas da Disney
- Você tem essas marcas de roupa? Elas podem ser sua mina de ouro
- Bolsas de luxo superam arte, carros e uísque como itens de investimento
Mas também tem havido muita luta contra o preconceito. A Lei da Coroa foi aprovada em alguns Estados americanos – Califórnia, Colorado, Maryland, Nova Jersey, Nova York, Virgínia e Washington -, tornando ilegal discriminar uma pessoa que use seu cabelo crespo natural ou com penteados ligados à cultura negra, como tranças e torções.
A cantora Rihanna fez história quando foi capa da Vogue britânica usando a peça. E, agora, chegou a bandana durag de luxo da Telfar para acabar de vez com o preconceito em torno dos cabelos afro.
Fique por dentro das novidades na nossa página no Facebook Desejo Luxo ou no nosso site www.desejoluxo.com.br