Lamborghini cria abelhas para analisar qualidade do ar de sua fábrica na Itália

Fotos: Divulgação/Lamborghini

No Globe Bee Working (o Dia Mundial das Abelhas), fundado pela ONU em 2017 e celebrado em 20 de maio, a Automobili Lamborghini ressalta sua motivação em proteger o meio ambiente.

Em 2016, a Lamborghini lançou um trabalho de biomonitoramento ambiental com a instalação de um apiário no Parque Lamborghini em Sant’Agata Bolognese, na Itália. Ao longo dos vários anos, o apiário cresceu de um total de 8 colmeias para doze, com uma população de cerca de 600.000 abelhas.

Fotos: Divulgação/Lamborghini

Duas câmeras permitem observar de perto os hábitos das abelhas, oferecendo informações muito mais aprofundadas aos estudos que estão sendo realizados.

Veja também:

A partir das análises das matrizes das colmeias (mel, cera e abelhas em si), a empresa em colaboração com profissionais entomológicos e apícolas, pode detectar uma grande variedade de poluentes ambientais: pesticidas empregados na agricultura e em espaços urbanos e privados ecologicamente corretos, metais pesados, dioxinas e alguns outros. Esta investigação é fundamental para o manejo da poluição do ar no entorno da fábrica e da região habitada de Sant’Agata Bolognese, graças ao enorme alcance das abelhas, ou seja, seu voo para adquirir néctar e pólen, em um raio próximo a 3 km.

A tarefa realizada pela Automobili Lamborghini tem sido ainda mais enriquecida por uma pesquisa experimental para biomonitoramento de colônias de abelhas solitárias. As abelhas solitárias variam entre as sociais pelo seu raio mais curto (200 metros) e devido ao fato de cada fêmea individual cuidar de sua prole pessoal, em contraste com as abelhas sociais que só cuidam da prole da abelha rainha. As colônias, construídas de casas de junco posicionadas dentro do Parque Lamborghini e nas proximidades do site de produção, tornam provável a observação de lugares mais específicos, graças ao raio mais curto, e a coleta de dados eficientes adicionais para descobrir a impressão ambiental da região.

Veja também:

O empreendimento de biomonitoramento de abelhas é parte de uma abordagem de sustentabilidade ambiental mais ampla que a Lamborghini vem buscando desde 2009 e que levou a organização a receber a certificação como empresa neutra de CO² em 2015, que foi gerenciada mesmo após a duplicação moderna da produção .

Fique por dentro das novidades na nossa página no Facebook Desejo Luxo ou no nosso site  www.desejoluxo.com.br

 

Back to top