Quatro estudantes de engenharia dos EUA estavam conversando sobre a invenção perfeita para seu curso de design de produto, quando a inspiração – literalmente – caiu em seu colo. “Erin estava comendo um burrito e a tortilha se abriu em cima dela”, disse um dos quatro, Tyler Guarino. “Surgiu a ideia então: este é um problema que podemos resolver.”
Tyler Guarino, Erin Walsh, Marie Eric e Rachel Nie eram veteranas da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, quando embarcaram em sua missão de criar uma fita comestível que pudesse fechar wrap e burrito.
+ Assista: Homem disfarçado de mulher em cadeira de rodas ataca Mona Lisa com bolo
+ Homem japonês gasta R$ 75 mil para virar cachorro da raça border collie
+ Fusca chinês para ‘mulheres menstruadas’ causa polêmica e bomba na internet. Entenda!
O grupo está orgulhoso de seu protótipo, nomeado de “Tastee Tape”. Guarino disse que a equipe passou meses estudando a “fita normal” e os elementos em que ela consiste. Então, foi feita uma espinha dorsal que mantém sua estrutura unida e um adesivo que a faz grudar nas superfícies.
Para isso, eles tinham três critérios principais para sua fita: ela precisava ser clara e incolor, não ter sabor e nenhuma textura perceptível. Depois de testar várias combinações, eles acertaram na receita mágica, que também é sem glúten e vegana.
“Testamos cerca de 50 formulações diferentes” antes de encontrar a receita vencedora da “Tastee Tape”, diz Guarino. Os ingredientes exatos são um segredo bem guardado devido a um pedido de patente pendente, mas a equipe diz que tudo usado é “comestível, seguro para alimentos, e são ingredientes ou aditivos alimentares comuns”.
Etapas para usar a fita comestível
Existem três etapas simples para usar o Tastee Tape, explica Guarino. Primeiramente, é cortar uma tira de sua folha de papel encerado. Em seguida, é molhá-lo para ativar a fita, antes de finalmente aplicá-lo à sua tortilha bem embrulhada com pressão.
O protótipo atual da equipe consiste em tiras de fita adesiva em papel encerado, mas eles também esperam embalá-lo em um rolo como uma fita comum de escritório.
Por fim, a equipe expressou como a jornada da Tastee Tape até hoje foi “realmente emocionante”. “Aprendemos muito sobre design de produtos, prototipagem e patentes. Estamos todos muito gratos por termos tido essa oportunidade antes de nos formar, pois ela nos ensinou muitas habilidades valiosas”, disse Guarino.
Quer ver mais notícias sobre gastronomia? Confira em nossas matérias:
+ Com 311 litros, a maior garrafa de whisky do mundo é vendida por R$ 6.5 milhões
+ Cup Noodles lança coleção de make inspirada em suas embalagens supercoloridas
+ Anitta investe em startup brasileira de carne vegetal
+ Você provavelmente NÃO está guardando a comida na geladeira da forma certa. Veja dicas!