Fundada em 11 de julho de 1899, a Fiat é uma das fabricantes de automóveis mais antigas do mundo. Para celebrar seu 125º aniversário, a marca italiana organizou o evento “Sorrindo para o Futuro” em sua sede em Turim, Itália. A grandiosa cerimônia homenageou a rica história da marca e marcou o início de um novo capítulo.
O ponto alto das comemorações foi a estreia mundial de uma edição especial do Fiat 500e, criada em colaboração com a icônica marca de moda italiana Giorgio Armani. Descrito como a “expressão máxima do Made in Italy”, o Fiat 500e Giorgio Armani combina a excelência italiana com a sustentabilidade ecológica. A edição limitada foi lançada pouco mais de um mês após o fabricante revelar o modelo 500e “Inspired By Los Angeles”, com toques especiais influenciados pela icônica metrópole americana da Costa Oeste.
+ Conheça o carro mais exclusivo da Mercedes-Maybach inspirado em um iate de corrida
+ Rimac Nevera: o hipercarro de edição limitada de R$ 12,3 Milhões
+ Pagani Huayra, o único com transmissão manual, 852 cv e avaliado em R$ 16 milhões
Curiosamente, as celebrações do aniversário coincidiram com o aniversário do Maestro Giorgio Armani. Anteriormente, as duas lendárias marcas italianas colaboraram em 2020 para apresentar um 500e exclusivo e único. Segundo o comunicado oficial, a nova edição limitada é um “carro para ser usado, não dirigido”. Os designers da Giorgio Armani trabalharam em estreita colaboração com a Fiat por meses para aperfeiçoar cada detalhe, destilando a essência de ambas as marcas em uma edição especial.
Produzido na fábrica da Fiat Mirafiori em Turim, o 500e Giorgio Armani está disponível exclusivamente no modelo hatchback, simbolizando o Made in Italy e a excelência italiana. As marcas criaram duas cores únicas e exclusivas para o modelo de edição limitada.
O tom Dark Green Micinalised é considerado uma “cor contemporânea e técnica que reflete firmemente o estilo e o gosto de Giorgio Armani”, enquanto a cor Ceramic Greige é descrita como um “tom sofisticado e refinado inventado pela Armani que mistura cinza e bege para criar a cor e o nome”. Para dar à edição especial um visual puro e minimalista, alinhado com o código de estilo da Armani, os contrastes e decorações foram reduzidos, oferecendo um efeito mais monocromático.
O destaque externo é o design das rodas, criado exclusivamente para representar um logotipo GA de tamanho grande. Por dentro, a cabine é meticulosamente trabalhada com o uso de materiais elegantes e da mais alta qualidade. A costura chevron e os padrões tridimensionais nas inserções centrais dos assentos são uma homenagem às técnicas clássicas de alfaiataria. A madeira cortada a laser para a inserção do painel é uma obra de arte.
O logotipo de Armani aparece nas rodas e assentos, enquanto sua assinatura surge no painel, porta interna e janela traseira. Além disso, a edição limitada vem equipada com um sistema de áudio JBL premium, um display TFT de 7″, um NAV de tela sensível ao toque de 10,25″, rádio DAB e Wireless CarPlay/Android Auto.
No que diz respeito às especificações, o 500e Giorgio Armani é movido por um único motor elétrico com uma potência de 118 cv. Ele oferece um alcance de até 199 milhas no ciclo combinado WLTP e vem com os mais avançados sistemas de assistência ao motorista (ADAS) e direção assistida de nível 2. Embora o preço não tenha sido revelado, a Fiat afirma que o modelo de edição limitada será vendido na Europa, América do Norte, Oriente Médio, África, Japão e Austrália a partir do ano que vem.
Fonte: LuxuryLaunches
Fique por dentro das novidades pela nossa página no Facebook.