A Ferrari é extremamente zelosa com sua marca, ao ponto de ter destruído mais de 400.000 itens falsificados no ano passado, incluindo três réplicas de carros.
Reconhecida por sua abordagem agressiva em relação à proteção da sua imagem e propriedade intelectual, a Ferrari se destaca como uma das marcas mais falsificadas do mundo. O prestígio da marca italiana e seu sucesso histórico certamente contribuem para isso.
+ Lego com 2.891 peças para comemorar o 45º aniversário do Mercedes-Benz G-Wagen
+ Lewis Hamilton é anunciado como o novo embaixador da Dior
+ Fiat e Giorgio Armani em edição limitada do Fiat 500e; saiba mais
A montadora, portanto, leva a luta contra a falsificação muito a sério. Recentemente, a montadora italiana divulgou um infográfico detalhando seus esforços para combater os falsificadores. Segundo o relatório, a marca rastreou, apreendeu e destruiu mais de 400.000 itens falsificados, que incluem memorabilia, roupas, perfumes e até etiquetas com o Cavalo Empinado. Além disso, a marca anunciou a destruição de três carros falsificados.
A falsificação de carros da marca, especialmente os modelos clássicos que são mais fáceis de replicar, é bastante comum. A Ferrari chegou a tentar registrar o design do icônico 250 GTO, mas perdeu uma disputa legal com a empresa Ares em 2020. A marca não revelou como as três réplicas foram rastreadas e destruídas. No entanto, vale lembrar que a Ferrari lançou um programa de “Recompensa Anti-Falsificação”, que oferece recompensas para quem denunciar falsificações. Participantes do programa recebem um “agradecimento oficial” e um “brinde Ferrari”.
Carlo Daneo, Conselheiro Jurídico Geral da Ferrari, comentou: “Os falsificadores estão se tornando cada vez mais sofisticados. Pode parecer surpreendente, mas além dos acessórios falsificados, como camisetas e bonés, há pessoas que engenhosamente produzem réplicas de carros Ferrari, que acabam sendo vendidos a preços muito altos.”
Anos atrás, a marca autorizou a construção de sete réplicas de carros para um filme sobre a vida de Enzo Ferrari. Essas réplicas, feitas com a ajuda de 20 restauradores especializados e com extrema atenção aos detalhes, foram desmontadas imediatamente após o término das filmagens. Uma verdadeira pena!
Fonte: LuxuryLaunches
Fique por dentro das novidades pela nossa página no Facebook.