O que é felicidade? A resposta para essa pergunta você poderá encontrar na Dinamarca. O país nórdico inaugurou o primeiro Museu da Felicidade do mundo, que promete uma abordagem científica e política do tema.
Veja também:
- Fiji faz apelo para se tornar retiro dos bilionários na pandemia
- Europa reabre fronteiras para turistas estrangeiros; veja destinos
- Balão espacial oferece viagem à beira do cosmos
O que esperar do Museu da Felicidade? Ao percorrer os 240 metros quadrados do prédio localizado no centro histórico da capital Copenhague, os visitantes poderão descobrir a história da felicidade, a anatomia dos sorrisos e desvendar por que os países nórdicos são considerados os mais felizes do mundo.
A interatividade é uma das marcas do Museu da Felicidade. Durante o tour, o visitante pode escolher entre a pílula azul ou vermelha do filme “Matrix”. Assim, o museu faz um convite à reflexão: viver na ilusão de uma vida perfeita ou viver no mundo real? Experiências envolvendo luz e chocolate, assim como experimentos de pensamento também estão entre as propostas.
Sorrir significa felicidade? Depende de qual país você usa como referência. O museu mostra que países como Japão, Índia e Irã consideram que os mais sorridentes são menos inteligentes. Enquanto Alemanha, Suíça e Malásia acreditam que pessoas que sorriem mais são mais felizes.
As exposições também incluem peças doadas por pessoas do mundo todo que traduzem para elas a verdadeira felicidade. Mostrar os diferentes conceitos de felicidade entre os povos e o que eles têm em comum é uma das propostas do novo museu dinamarquês. Sabia que os países nórdicos têm até uma palavra específica para essa sensação única? O termo “Hygge” pode ser interpretado por nós como aconchego ou bem-estar.
A Dinamarca é tida como o segundo país mais feliz do mundo de 2019, atrás apenas da Finlândia, de acordo com o Relatório Anual da Felicidade, da ONU. O Museu da Felicidade é uma iniciativa do Instituto de Pesquisa para Felicidade (Institut for Lykkeforskning) e tem, atualmente, capacidade para receber até 25 visitantes devido às normas sanitárias em meio à pandemia do novo coronavírus.
Veja também:
- Trem vira hotel de luxo em cima de rio com crocodilos
- Itália: cabine transparente permite que você durma sob as estrelas
- Aurora boreal: ‘hotel bolha’ oferece desconto de mais de mil reais
Fique por dentro das novidades na nossa página no Facebook Desejo Luxo ou no nosso site www.desejoluxo.com.br