O Dia Internacional da Syrah, uma das uvas mais antigas e interessantes do mundo dos vinhos, é celebrado em 16 de fevereiro. É uma bela homenagem para essa variedade que surgiu do cruzamento de duas uvas, a tinta Dureza e a branca Mondeuse Blanche, há centenas de anos, na região francesa do Vale do Rhône e se tornou famosa no mundo dos vinhos.
Com o tempo, a Syrah ganhou popularidade na Austrália, que se tornou um dos principais produtores de vinhos com essa variedade. Uma das características mais marcantes da Syrah é sua casca quase negra e grossa, que permite que ela se adapte com facilidade em diferentes regiões. Com isso, países como Itália, Chile, África do Sul, Espanha, Portugal, Argentina e Estados Unidos também se destacam no cultivo dessa variedade.
+ Dia Mundial do Queijo: aprenda dicas de expert para harmonização com vinhos
+ Sommelier indica vinhos para o verão: rosés de todo o mundo são as apostas da estação
+ Taça tulipa não é a melhor para champanhe. Descubra qual deve ser usada!
No geral, a Syrah dá origem a vinhos escuros e profundos, com sabores potentes, corpo médio, taninos muito amaciados, majoritariamente secos e acidez média. Os aromas mais frequentes são de frutas negras, violeta, azeitonas pretas, pimenta-do-reino e couro.
Caso passe por barris de madeira, o vinho pode ganhar aromas de chocolate, tabaco e outras especiarias mais doces.
“Com sabor quase sempre complexo, os vinhos de Syrah harmonizam muito bem pratos com ingredientes intensos, que ressaltam as nuances da bebida, sem que o paladar seja dominado por ela. Algumas ótimas sugestões para acompanhar esse vinho são pratos com carne bovina, vitelo, cordeiro, porco, aves e queijos amarelos. Os temperos fortes, como cebola, alho, mostarda, pimenta e louro e as ervas aromáticas como alecrim e tomilho, podem ser bons parceiros”, esclarece Marina Bufarah de Souza, sommelière da Wine, empresa de assinatura de vinhos.
Fique por dentro das novidades na nossa página no Facebook Desejo Luxo ou no nosso site www.desejoluxo.com.br
Quer ver mais notícias como essa? Então, confira em nossas matérias:
+ Vinícola de Pernambuco conquista 14 prêmios em concurso dos melhores vinhos do Brasil
+ Tem que ter taças diferentes para vinhos tinto e branco?
+ Qual é o vinho mais saudável? Veja o que pesquisa descobriu sobre o pinot noir!