Iates com mais de 20 metros de comprimento, chamados “superiates” ou “megaiates”, são considerados a nova tendência do mundo de luxo. Com um pico de vendas durante a pandemia da covid-19, o mercado dos superiates está previsto para alcançar o valor de 10.2 bilhões de dólares (aproximadamente R$57 bilhões) até 2025.
O designer italiano Pierpaolo Lazzarini do Lazzarini Design Studio é responsável pela produção do design do “Avanguardia”. O conceito deste megaiate é o formato de um cisne: o que seria a “cabeça” do animal é o centro de controle do barco, que pode ser movida para baixo enquanto está no mar e separada do iate para se tornar um barco à parte.
O comprimento total do Avanguardia chega a 157 metros e o resto do mesmo é dividido em cinco conveses principais, possuindo, também, dois hangares para helicópteros. O preço estimado está em R$2.8 bilhões.
2- Project 175
Medindo 54.92 metros, o Project 175 é o novo conceito em iates da Dixon Yacht Design, possuindo um sistema de propulsão híbrido e luzes neon em sua superfície.
Em seu interior, o barco possui um salão principal, sala da jantar formal, cinco cabines para convidados e uma jacuzzi. Apesar de uma boa recepção da indústria, Anders Berg, o arquiteto naval por trás do conceito, disse à CNN Travel que o modelo ainda precisa de alterações em detalhes antes de ir para o mercado.
3- Escalade
Unindo o monohull e o trimaran hull em um blend, o Escalade forma primeiro barco do tipo “Trimonoran hull”. Idealizado pelos designers Baran Akalın and G. Jelle Bilkert, da Anwigema, este modelo vinha sendo trabalhado pelos últimos 20 anos.
O Trimonoran é alimentado por um sistema de propulsão hidráulico e consiste de três hulls, promovendo ao Escalade 30% a mais de espaço que os barcos da categoria, além de garantir ao modelo mais estabilidade e menos resistência à água.
4- Thor Explore
O conceito deste modelo foi criado “de dentro para fora”, o que é diferente do usual quando se trata de designs de iates. Com chão de vidro que se torna opaco de acordo com o desejo do proprietário, também possui um aquário do chão ao teto.
Com mais de 100 metros de área para exploração, o superiate também conta com uma área comum para convidados, um beach club e convés para helicópteros. O modelo tem previsão de ficar pronto em três ou quatro anos.
5- AQUA
AQUA é uma colaboração entre a Sinot, companhia de design de iates holandesa, e a Lateral Naval Architect. O diferencial do modelo é o fato dele ser alimentado exclusivamente em hidrogênio líquido e uma tecnologia de célula de combustível, ou seja, a única emissão do barco é água.
Medindo 112 metros, esse modelo sustentável transforma o hidrogênio líquido em energia elétrica utilizando uma membrana trocadora de prótons (PEM) e ainda não foi construído.
6- Ice Kite
Seguindo a linha de tendências sustentáveis, o Ice Kite é uma colaboração entre a Red Yacht Design e a Dykstra Naval Architects e possui inspiração em um caiaque.
Outros diferenciais do modelo são que ele foi desenhado especificamente para um cliente anônimo e é majoritariamente feito de vidro, dai o nome “Ice”.