O Ford Mustang pode ser o primeiro nome que vem à mente da maioria das pessoas quando pensam em muscle cars, mas não muito atrás está o Chevrolet Camaro.
De acordo com o site, Robb Report, um dos maiores exemplos de placa de identificação, o carro de corrida Camaro Z28 Trans-Am de 1967, será leiloado durante a próxima venda da Mecum em Kissimmee. E “The Lightweight”, como é mais conhecido pelos fãs da história dos pony cars, parece exatamente como era quando dominava as pistas de corrida há quase seis décadas.
+ Este Pagani Zonda é uma escultura feita de 100 mil moedas como uma homenagem a Lionel Messi
+ A nova van de luxo totalmente elétrica da Mercedes chega ao mercado em 2026
+ Trailer de madeira é inspirado em mini casa para 3 pessoas por € 14.600
O Camaro foi colocado à venda no final de 1966, dois anos depois do Mustang. Uma maneira que a Chevy esperava recuperar terreno era com pacotes de alto desempenho. O SS pode ser o mais famoso, mas o Z28 é o mais interessante porque basicamente transformou o de duas portas em um legítimo carro de corrida — depois de algumas modificações importantes, é claro.
Ainda segundo o site Robb Report, o exemplar que foi a leilão foi um dos seis Sunoco Camaros construídos pela Penske Racing e foi realmente pilotado durante as temporadas de 1967 e 1968 da Trans-Am pelo futuro vencedor da Indy 500, Mark Donoghue. O carro venceria duas corridas em 1967 (Las Vegas e Seattle) e outra em 1968 (Sebring), a última das quais ajudou o dono da equipe Roger Penske a vencer seu primeiro campeonato Trans-Am.
Ele ganhou seu apelido depois de ser mergulhado em ácido para economizar peso, de acordo com a Road & Track. Por causa disso, o carro foi banido no final de 1967 por estar abaixo do peso, mas graças a algumas manobras inteligentes que fizeram outros carros serem pesados em seu lugar, ele voltaria a entrar em ação na pista.
Ele tem acabamento na mesma pintura azul-escura e amarela de corrida que usava na década de 1960, até o número 15 nas laterais e no capô. O interior é completamente desprovido de qualquer coisa que se assemelhe a um conforto, mas apresenta uma gaiola de proteção e um único assento de corrida.
A verdadeira beleza do carro pode ser encontrada sob o capô, no entanto. Ele é movido por um Traco V-8 de corrida de 4,95 litros que produz 550 cv, de acordo com a listagem. O moinho é equipado com uma admissão de alumínio e carburadores duplos de quatro cilindros e é acoplado a um manual de quatro velocidades.
Interessado em possuir um pedaço da história de corrida da Chevy? O Lightweight, que está sendo vendido pela primeira vez em mais de três décadas, chegará ao mercado no sábado, 18 de janeiro, como parte dos leilões anuais da Mecum em Kissimmee. Nenhum preço está listado, mas considerando sua história, imaginamos que não sairá barato.
Fonte: RobbReport
Fique por dentro das novidades pela nossa página no Facebook.