Uma carta rara de Albert Einstein escrita em 1950, onde ele desmascara a história bíblica da criação, está em disputa e pode chegar a R$ 600 mil.
Uma carta extremamente rara escrita pelo lendário físico Albert Einstein sobre a criação do universo está à venda pela primeira vez. Ele está sendo vendido pelo negociante de autógrafos americano The Raab Collection e está avaliado em R$ 600 mil.
Escrito em 11 de abril de 1950, a carta foi escrita em alemão para a esposa de um conhecido rabino e professor de estudos religiosos, a Sra. Martha Munk, na qual Albert Einstein desmentiu a história bíblica da criação do universo e insinuou que Deus não poderia tê-lo criado.
Na carta, Einstein compartilha sua opinião de que um cientista não pode acreditar na história da criação da Torá do Gênesis, alegando que a ciência “substitui e supera” tais noções religiosas.
A carta foi escrita pelo pai da física moderna em resposta a uma carta enviada pela Sra. Munk fazendo uma pergunta em nome de um grupo de estudantes judeus na América.
Enviada no final de março de 1950, ela escreveu: “Em nome dos alunos de uma série de palestras sobre religião, gostaria de perguntar se você acha que é possível para um cientista moderno conciliar a ideia da criação do mundo por Deus, um poder superior, com seu conhecimento científico.”
“A pessoa que é mais ou menos treinada no pensamento científico é alheia à criação religiosa (no sentido original) do cosmos, porque aplica o padrão de condicionalidade causal a tudo”, respondeu Einstein na carta. “No entanto, se você interpretar a Bíblia simbolicamente [metaforicamente], não está mais claro se Deus deve ser de fato pensado como uma pessoa.”
A carta foi escrita do Brooklyn, em Nova York, uma década depois de Einstein ter se tornado cidadão americano, tendo deixado a Alemanha em 1933, logo depois que o partido nazista de Adolf Hitler começou a perseguir os judeus.
De acordo com um comunicado da Raab Collection, a carta foi adquirida de descendentes da Sra. Munk e nunca foi vendida publicamente. “A sensação que tenho quando vejo algo assim, que é tão pessoal e cientificamente evocativo do grande debate do século 20, da pena de Albert Einstein, é pura emoção”, disse Nathan Raab, presidente da Raab Collection.
Em 2018, uma carta de 1954 de Einstein dirigida ao filósofo Eric Gutkind, muitas vezes chamada de “Carta de Deus”, foi leiloada por US $ 3 milhões. Nessa carta, Einstein escreveu seus pensamentos sobre Deus, a Bíblia e o judaísmo.
Fonte: LuxuryLaunches
Fique por dentro das novidades pela nossa página no Facebook!