Carnaval na natureza: 5 lugares ao ar livre imperdíveis no Litoral Norte de São Paulo

A Região Turística do Litoral Norte de São Paulo, composta pelas cidades de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, é uma das mais procuradas pelos turistas paulistas no Carnaval. E cada município tem, inclusive, uma programação de folia focada nos visitantes que buscam por bloquinhos e festas nesse período.

Segundo estudo da Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo, realizado com 122 cidades do estado, por meio do CIET – Centro de Inteligência e Economia do Turismo, 81% dos municípios paulistas esperam índices melhores que os do Carnaval de 2020, o último antes da pandemia.

+ Serra da Mantiqueira e Sul de Minas Gerais ganham o maior festival gastronômico do país

+ Férias: 5 passeios para se conectar com a natureza do litoral norte de São Paulo

+ São Paulo: 5 símbolos do bairro da Liberdade que você precisa reparar

O estudo revela ainda que, para este ano, em todo o estado, o Carnaval deve atrair cerca de 5 milhões de turistas em viagens com pelo menos um pernoite. Em termos de gastos estimados dos turistas nos destinos paulistas, isso representa algo em torno de R$ 3 bilhões.

“Os destinos de praia do Litoral Norte estão entre os mais desejados de São Paulo em qualquer época do ano. Além da beleza natural das praias, temos a qualidade dos atrativos e da infraestrutura da região. Sem dúvidas, os cinco municípios são excelentes opções para o carnaval e para todas as épocas do ano”, afirma o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena.

Para atender a esse público, o Litoral Norte de São Paulo, além de sua tradicional vocação para o turismo de sol e praia, também se destaca no ecoturismo. Graças à sua privilegiada localização, a região abriga boa parte da Mata Atlântica preservada do Estado – cerca de 80% -, e conta com belezas naturais que são um refúgio para quem deseja aproveitar o feriado para se integrar à natureza.

“O Litoral Norte reserva roteiros incríveis para quem deseja se conectar com a natureza nos dias de Carnaval. Além de atrações para quem curte folia, os visitantes podem desfrutar de belíssimas praias, cachoeiras, trilhas de ecoturismo e passeios náuticos. Atrativos que tornam a região um destino completo e um dos mais procurados do Brasil, impulsionando a economia e a geração de empregos para a população”, acrescenta o presidente do Circuito Litoral Norte de São Paulo, Caio Matheus.

Pensando nisso, e incentivando o desenvolvimento do turismo sustentável na região, listamos cinco atividades ao ar livre para quem não abre mão de cair na estrada durante o Carnaval. Confira:

1. Trilha do Guaratuba, em Bertioga
Trilha Guaratuba, Bertioga. Foto: Raphael Campos
Trilha Guaratuba, Bertioga. Foto: Raphael Campos

A Trilha do Guaratuba, a mais visitada do Parque Estadual da Restinga de Bertioga (PERB), é cercada por riachos, poços, cachoeiras e pequenas praias naturais. Nesse roteiro, é possível encontrar grande diversidade de vegetação, como florestas paludosa, de restinga e submontana, além de animais nativos, cores e formas.

A atividade é ideal também para estudos do meio, atividades de educação ambiental, passeio, ciclismo, corridas e muito mais.

2. Parque Estadual Serra do Mar, em Caraguatatuba
Parque Estadual da Serra do Mar, Caraguatatuba. Foto: Ken Chu | Expressão Studio
Parque Estadual da Serra do Mar, Caraguatatuba. Foto: Ken Chu | Expressão Studio

O núcleo de Caraguatatuba tem 35.947 hectares de área, representando mais de 10% de todo o território do Parque Estadual da Serra do Mar. Com formação de remanescentes de Mata Atlântica, o ambiente tem mananciais, matas de encosta, rios e cachoeiras como principais atrativos.

O lugar conta com estrutura para passeios para toda a família, incluindo trilhas de fácil acesso, mirantes e cachoeiras para banho. Destaque para a Cachoeira Esmeralda e a Trilha das Palmeiras.

3. Roteiro off-road à Praia de Castelhanos, em Ilhabela
Ilhabela. Foto: Eliria Buso.
Ilhabela. Foto: Eliria Buso.

Para visitar a Praia de Castelhanos, em Ilhabela, existem três principais formas: de barco, bicicleta ou jeep 4×4. E esse último é ideal para quem gosta de aliar aventura e natureza. Para chegar até o local, o percurso passa por atrativos dentro do Parque Estadual de Ilhabela, como a Cachoeira da Usina, a Ponte dos Cavalos e a Trilha da Água Branca, até chegar à impressionante faixa de areia de 1,5 quilômetro.

Ali há opções de restaurantes e barracas de praia organizadas pela comunidade local, além de mirante de onde se pode observar o formato de coração da praia. O retorno pode ser feito novamente de 4×4 ou de superboat.

4. Rota Caiçara, em São Sebastião
Rota Caiçara, São Sebastião. Foto: Divulgação
Rota Caiçara, São Sebastião. Foto: Divulgação

A Rota Caiçara é um importante exemplo de Turismo de Base Comunitária em São Sebastião. O passeio tem saída da praia de Boiçucanga e duração de três horas. No percurso, destaca-se o bate-papo com uma das moradoras mais antigas que conta sobre a história caiçara acompanhado de café da manhã típico com café coado na garapa e bolinho de taioba.

Na sequência, há um passeio de barco guiado pelos pescadores locais que percorre pontos como o cerco flutuante e a Ilha dos Gatos.

5. Trilha das 7 Praias, em Ubatuba
Trilha das Sete Praias (praia da Deserta), Ubatuba. Foto: Turismo de Ubatuba
Trilha das Sete Praias (praia da Deserta), Ubatuba. Foto: Turismo de Ubatuba

Na parte sul de Ubatuba, a Trilha das 7 Praias é um dos roteiros mais procurados da região. Com 10 quilômetros de percurso, liga as Praia da Lagoinha e da Fortaleza, passando pelas faixas de areia do Oeste, Peres, Bonete, Grande do Bonete, do Deserto e do Cedro do Sul. Com duração de cerca de seis horas, a trilha tem nível de dificuldade médio.

Fique por dentro das novidades na nossa página no Facebook Desejo Luxo ou no nosso site  www.desejoluxo.com.br 

Quer ver mais notícias como essa? Então, confira em nossas matérias:

+ Rio de Janeiro ganha como melhor destino do mundo para assistir ao pôr do sol. Confira top 10!

+ 6 cidades perto de São Paulo para aproveitar o feriado de Carnaval

+ Fugindo da folia: 5 dicas para conhecer o Chile no Carnaval

Back to top