O relógio de pulso Heuer Monaco de Steve McQueen ganhou fama como parte do filme ‘Le Mans de McQueen’, tornando-se um símbolo da era de ouro do cinema e das corridas.
Um relógio de pulso Heuer Monaco usado por Steve McQueen durante a produção do filme ‘Le Mans’ vai a leilão em 12 de dezembro. O Monaco ganhou fama logo depois do lançamento do filme, onde acumulou dezenas de minutos de tempo na tela presos ao pulso de McQueen. O relógio e sua caixa quadrada cheia de estilo apareceram com destaque no material publicitário do filme. Além disso, o acessório se apegou à marca cool de McQueen e à era de ouro das corridas.
McQueen presenteou com este relógio em particular (um dos apenas seis Monacos adquiridos pelo departamento de produção do filme) para Haig Alltounian na conclusão das filmagens de Le Mans. Então, Alltounian foi mecânico-chefe no filme, um papel importante, dado que pilotos de protótipos exóticos como o Porsche 917 atingiam regularmente velocidades de três dígitos no set (um piloto acrobático até bateu e perdeu uma perna durante as filmagens).
Quando McQueen entregou o relógio, Alltounian se lembra dele dizendo: “Obrigado por me manter vivo todos esses meses.” Alltounian diz que originalmente recusou o presente, mas McQueen já havia gravado a caixa do relógio “To Haig Le Mans 1970”.
Em 1970, a produtora de McQueen perguntou a Alltounian se ele atuaria como mecânico-chefe no filme e ajudaria a colocar McQueen de volta à velocidade nas corridas. Portanto, a dupla competiu nas 12 Horas de Sebring de 1970, garantindo o segundo lugar em um Porsche 908/02.
Portanto, embora um relógio de pulso seja apenas um relógio de pulso, eles testemunham algumas histórias incríveis. Este relógio, preso ao pulso de McQueen em uma corrida de 320 km/h pela Mulsanne de Le Mans, então dado a Alltounian no mesmo dia, conta uma história melhor do que a maioria.