24 de julho: Dia da Tequila! 5 fatos surpreendentes sobre a bebida

Hoje é o Dia da Tequila no México, país de origem da bebida. E se tem um ano em que merecemos um shot ou dois, definitivamente é 2020.

Veja também:

Em homenagem ao feriado, aqui estão cinco fatos surpreendentes que você talvez não soubesse sobre a tequila:

Tequila, a cidade: esta cidade mexicana é o lar da bebida de mesmo nome

1 É feito de uma planta (o que significa ser saudável, certo?)

O Jose Cuervo Express passa por campos de agave sem fim e oferece uma visão da paisagem de Jalisco

Não tenha medo, pessoal, é sem glúten! Tequila é feita a partir da fermentação do suco da planta agave-azul, que tem um núcleo chamado ‘piña’, porque parece um pouco com um abacaxi.

Agricultores mexicanos (jimadors), cultivam e colhem plantas de agave, semelhantes a cactos.

Depois que a piña é colhida, ela é levada para uma destilaria para ser assada para liberar seus sucos, que são fermentados, destilados e envelhecidos antes de serem engarrafados.

As mulheres selecionam, cuidam e plantam as pequenas mudas delicadas, chamadas hijuelos (crianças pequenas) depois de colhidas.

2 Tequila é um tipo de mezcal, mas mezcal não é tequila

OK, é um pouco confuso, então vamos detalhar. Mezcal e tequila são feitos de agave, mas a tequila pode ser feita apenas a partir da planta de agave-azul e é destilada duas ou três vezes, contra só uma vez do mezcal.

As características de sabor podem ser um pouco diferentes, com o mezcal tendo um sabor um pouco mais defumado.

Veja também:

3 Tequila deve ser feita em uma área específica do México

Você sabia que o champanhe para ter esse nome deve ser produzido na região francesa de Champagne? É uma coisa semelhante no caso da tequila.

Para ser rotulada como tequila, a produção deve ocorrer no estado de Jalisco ou em alguns estados vizinhos. Mas a maior parte da produção de tequila é em Jalisco.

4 A bebida nasceu na cidade de Tequila

E sim, a cidade Tequila está em Jalisco. É o local de nascimento da bebida icônica, onde os mexicanos indígenas fermentavam o suco da agave-azul antes que ela se tornasse o conhecida mundialmente.

Muitas destilarias ainda estão localizadas na cidade, que foi declarada Patrimônio Mundial da UNESCO em 2006.

Veja também:

5 Se não fosse pelas mulheres, a tequila poderia nem existir

Um brinde às mulheres: ninguém sabe exatamente quando as mulheres se tornaram parte integrante do cultivo de agave, mas acredita-se que elas estejam trabalhando nos campos de agave desde o século XVI.

Historicamente, as mulheres da Tequila (como na cidade) são as que cultivam as plantas de agave-azul, chamadas hijuelos (crianças pequenas). As mulheres ainda podem ser vistas hoje trabalhando nos campos de fevereiro a julho, quando as plantas brotam.

Fogones y Metates: um festival culinário anual organizado pela Fundación Beckmann visa preservar ainda mais o patrimônio cultural das mulheres da Tequila.

Fique por dentro das novidades na nossa página no Facebook Desejo Luxo ou no nosso site www.desejoluxo.com.br

Back to top