Você nunca verá um acessório tão preto, e não é exagero. O mostrador do relógio de luxo da H Moser & Cie é revestido em Vantablack, um dos materiais mais escuros do mundo.
Para a nova coleção a marca propõe modelos com um visual ainda mais furtivo.
Criado pela Surrey NanoSystems, sediada no Reino Unido, Vantablack é uma gama de revestimentos ultra pretos capazes de absorver até 99,965% da luz visível e foi desenvolvido principalmente para aplicações como imagens de espaço profundo, sensor automotivo e sensor óptico. Em um relógio de luxo, a única motivação é a estética.
O material mais escuro do mundo torna o processo de revestimento extremamente minucioso. Quando se vê um mostrador super preto, é difícil visualizar onde está a superfície. Então, algo tão básico se torna incrivelmente difícil. Não é possível ter noção do quão desafiador é o trabalho até olhar um desses mostradores ao microscópio: é como olhar para o vazio. O processo de revestimento pode levar muitas horas e exige um grande conhecimento químico.
A textura do material também é bastante peculiar. A estrutura parece uma tinta sólida, mas não é. Além da cor única, o revestimento tem algumas propriedades interessantes. O Vantablack pode ser retirado de -270ºC a 300ºC em segundos e nada acontecerá, nenhuma rachadura ou maiores danos. É possível fazê-lo ainda mais escuro? Em teoria, sim. Mas não há motivo para isso, já que nossos olhos não conseguiriam ver a diferença.