Muito do que você acha que sabe sobre o vinho pode na verdade ser um mito, e isso inclui o propósito do amassado no fundo de uma garrafa. Embora tenha desempenhado uma função importante séculos atrás, o recurso de design hoje é, na melhor das hipóteses, cosmético – e, na pior, enganoso.
De acordo com o Wine Spectator, a covinha no fundo da sua garrafa de vinho é na verdade chamada de “punt”. Antes da Revolução Industrial, todas as garrafas de vinho eram feitas à mão por sopradores de vidro, e esses punts foram adicionados para garantir que pudessem ficar em pé. Hoje, a maioria das garrafas de vinho são feitas por máquinas e seria mais fácil fabricá-las com fundos planos e planos do que há 200 anos. Mas por causa da tradição, o punt perdurou.
+ Martell lança o conhaque mais caro do mundo por R$ 5 milhões
+ Airbus desenvolve aeronave supersônica capaz de ir de Londres a NY em apenas 1 hora
+ Esse apartamento de luxo é na verdade um iate habitável
A indústria encontrou usos alternativos para o dente arcaico ao longo dos anos. Cria um local natural para segurar uma garrafa de vinho e, segundo alguns especialistas, ao servir uma taça, a técnica adequada é apoiar o polegar na reentrância da garrafa. (Outros dizem que segurar a base da garrafa também é aceitável, desde que sua mão não suba mais do que a metade.)
Essas não são as únicas razões apontadas para a presença contínua do punt: de acordo com VinePair, alguns afirmam que o recurso evita que os sedimentos sejam incorporados de volta à medida que é servido, ou que o punt aumenta a área de superfície, o que por sua vez permite que o vinho no interior esfrie mais rapidamente.
Outros dizem que os punts tornam as garrafas mais fáceis de limpar antes de o vinho ser inserido, ou que permitem que as garrafas suportem uma pressão mais elevada, ou mesmo que são uma característica organizacional – aparentemente, “os punts permitem mais facilidade quando se trata de empilhar o vinho.”
O mundo do vinho parece muito menos intimidante quando você percebe que muitas de suas convenções não têm sentido, como as regras de que os tintos devem ser servidos com carne ou que as rolhas são melhores do que as tampas giratórias. Aqui estão mais alguns mitos do vinho a serem observados.
Fonte: MentalFloss
Fique por dentro das novidades pela nossa página no Facebook!