A partir do ano de 2024, os direitos de uso do personagem Mickey Mouse passam a ser de domínio público. Ou seja, isso significa que a Disney perderá a exclusividade de uso do Mickey Mouse, criado em 1928.
Porém, o uso da imagem do Mickey Mouse por terceiros não é tão simples. “É importante frisar que o único modelo que entra em domínio público é o de 1928 que surgiu no filme ‘O Vapor Willie’. Todas as outras variações e modernizações do Mickey, ainda estão protegidas e com exclusividade de uso”, explicou Valdomiro Soares, o Presidente do Grupo Marpa, responsável por registro de Marcas, patentes e inovações, direitos autorais e software.
+ Mais de 25 milhões de brasileiros podem ter direito à cidadania portuguesa
+ Novas cabines privativas têm poltronas e telas maiores para viagem de avião premium
+ Maior aquário de água doce do mundo é gratuito e fica no Brasil
Os registros de invenções e propriedades intelectuais possuem uma limitação de tempo e, após esse período, entram em domínio público. “O direito de uso exclusivo é uma forma de premiar o trabalho de uma nova criação. Porém, também é visto que tais invenções e criações possuem interesse público, por isso se concede o domínio público”, esclareceu Soares.
Portanto, em 2024 haverá a permissão para que qualquer um utilize o Mickey Mouse de 1928, mesmo tendo fins comerciais. Mas será muito difícil utilizar essa criação sem esbarrar em logomarcas, tipografias e outros elementos que com registros de outros momentos e que ainda têm proteção.
Então, é importante entender o que são obras de domínio público para saber que existem limitações e direitos de uso por parte da criação de terceiros e, desta forma, garantir que os criadores receberão os méritos e lucros de sua obra.
Fique por dentro das novidades na nossa página no Facebook Desejo Luxo ou no nosso site www.desejoluxo.com.br
Quer ver mais notícias como essa? Então, confira em nossas matérias:
+ Lançamento fofo: veja toda a coleção da parceria Herschel e Disney Mickey Mouse
+ Disney chega ao Brasil em coleção de cortinas, almofadas e painéis de parede
+ Disney: Minnie Mouse vai trocar seu icônico vestido por um terninho da Stella McCartney