Portugal: descubra como explorar de bicicleta a região do Alentejo

"<yoastmark

O Alentejo, maior região de Portugal, encanta turistas do mundo todo com suas paisagens. Sua extensão territorial, da fronteira com a Espanha até a costa atlântica, apresenta uma variedade de ambientes que vão desde a área mais montanhosa da Serra de São Mamede, até praias desertas do sudoeste alentejano. E um dos melhores jeitos de apreciar todas essas belezas é fazer um roteiro de bicicleta.

As estradas da região do Alentejo têm ótima estrutura oferecem inúmeros roteiros, percorrendo curtas ou longas distâncias, com muita ou pouca variação de altitude e de maior ou menor duração.

+ Portugal: 4 experiências imperdíveis para fazer no Alentejo

+ Nova taxa para visitar a Europa começa a valer a partir de 2023

+ Torre Eiffel está enferrujada e em mau estado: ‘Gustave Eiffel teria um ataque cardíaco se a visitasse’

É possível conhecer a região do Alentejo de bicicleta, mesmo sem experiência. Fotos: Divulgação/ Visit Alentejo
É possível conhecer o Alentejo de bicicleta, mesmo sem experiência. Fotos: Divulgação/ Visit Alentejo

Essa variedade de trajetos atende todo tipo de ciclista, desde os iniciantes com tours de apenas um dia que duram pouco mais de três horas, até os mais experientes na bicicleta com roteiros de quase 300 quilômetros que duram até dez dias.

De bicicleta, o visitante pode explorar toda a costa do Alentejo com paradas nas praias Porto Côvo, Malhão e Vila Nova de Milfontes. Contudo, se preferir, visitar as vilas mais bonitas do interior da região, como Marvão, Estremoz, Castelo de Vide, Évora e Monsaraz. Além disso, de bike, os visitantes podem acessar com facilidade os monumentos históricos mais afastados, como o Cromeleque dos Almendres, construído há cerca de sete mil anos.

No final do dia, os ciclistas podem descansar e relaxar em um dos muitos hotéis completos do Alentejo. Pois, são diversas opções, desde antigos castelos que se tornaram hotéis de luxo até herdades que produzem os melhores vinhos alentejanos.

Por fim, mesmo para quem não renuncia o conforto ou nunca viajou sobre duas rodas, o Alentejo conta com empresas especializadas que oferecem guia, veículo de apoio, equipamento, além de proporcionarem passeios de barco, degustação de vinhos e até mesmo um chef exclusivo para cozinhar as refeições. Dessa forma, o turista pode desfrutar do passeio sem se preocupar com nada.

Quer ver mais notícias sobre viagem? Então, confira em nossas matérias:

+ Férias sem crianças: hotel a 150 km de São Paulo oferece hospedagem exclusiva para casais

+ Veneza revela nova taxa turística de 10 euros que vale a partir de 2023

+ Ainda dá tempo de ver a aurora boreal em 2022 por R$ 10 mil

Back to top