Uma mulher do Texas descobre que sua compra é um artefato romano desaparecido – e concorda em devolvê-lo. A colecionadora de arte Laura Young devolveu um artefato romano desaparecido que ela comprou na Goodwill, em Austin, por apenas US $ 34,99 (aproximadamente R$ 180).
Uma mulher do Texas comprou uma escultura por US $ 34,99 e, posteriormente, descobriu que se tratava de um busto romano desaparecido. Agora, um museu local colocou o artefato em exibição antes de ser enviado de volta à Europa.
A colecionadora de arte Laura Young encontrou o busto de 23 kg em 2018, enquanto fazia compras na Goodwill, em Austin, para revender. “Encontrei muitas coisas interessantes na Goodwill no passado”, disse ela ao The Art Newspaper, observando que o objeto estava “no chão, debaixo de uma mesa”. Ela acrescentou: “Parecia muito suja, muito velha”.
Veja também:
- Mistério desvendado: esqueleto de T. Rex, o fóssil mais caro do mundo, ganha um novo lar. Descubra onde!
- Cientista desvenda mistério do monstro do Lago Ness. Descubra!
- Hugo Boss investe em plataforma para venda de roupas usadas
Young o comprou esperando que alguém eventualmente o comprasse dela e disse que “pediu a um cara que trabalhava [na Goodwill] para levá-lo para o meu carro”, prendendo-o no cinto de segurança para o passeio.
Determinado a encontrar a origem da escultura, Young procurou funcionários dos departamentos de clássicos e artes da Universidade do Texas em Austin e casas de leilões nos EUA, de acordo com o Museu de Arte de San Antonio (SAMA).
A advogada de Young, Leila Amineddoleh, ajudou-a a chegar a um acordo que levaria a estátua à Administração de Palácios, Jardins e Lagos Estatais na Alemanha, disse o The Art Newspaper. Seu nome será destaque em uma placa em seu retorno.
Veja também:
- O Mágico de Oz: vestido ‘perdido’ de Dorothy do filme de 1939 está à venda
- Uma biblioteca das mais antigas do mundo compra livro ‘perdido’ de R$ 18 milhões
- ‘Extremamente emocionante’: pintura de 400 anos encontrada em depósito pode valer milhões
Mas antes, ficará em exposição na SAMA até maio de 2023, segundo o museu.
“Meu marido e eu estávamos em uma viagem quando recebi um e-mail da [casa de leilões] Bonhams confirmando que o busto era de fato romano antigo, mas sem a proveniência, eles não poderiam ajudar. Logo depois disso, a Sotheby’s entrou em contato”, lembrou Young.
“Houve alguns meses de intensa empolgação depois disso, mas foi agridoce, pois eu sabia que não poderia manter ou vender o (busto). De qualquer forma, estou feliz por ter sido uma pequena parte de (sua) longa e complicada história, e ele ficou ótimo em casa enquanto eu o tive.”
Fique por dentro das novidades na nossa página no Facebook Desejo Luxo ou no nosso site www.desejoluxo.com.br