Há muitas maneiras de avaliar o sucesso de uma cidade como destino turístico além do número de visitantes que recebe. Há infraestrutura, sustentabilidade e economia; como lida com os desafios de atrair e acomodar viajantes, mantendo a qualidade de vida dos moradores; e há também a eficácia de sua resposta à pandemia de Covid-19.
A empresa de pesquisa de mercado Euromonitor, sediada no Reino Unido, costuma ser conhecida por sua lista anual dos 100 principais destinos da cidade, que – até o Covid mudar tudo em 2020 – classificava os principais destinos pelo número de chegadas internacionais. E, nesta edição, Paris ficou no topo!
Isso foi substituído pelo novo Índice das 100 principais cidades de destino, que compara a atratividade de 100 cidades em todo o mundo usando seis pilares de desempenho, com o relatório mais recente baseado em dados coletados em 2021.
Em 2019, o topo da lista era dominado por destinos asiáticos – com Hong Kong e Bangkok liderando o ranking – mas em 2021 a Europa agora é representada por oito cidades no top 10.
Veja também:
- Caiaque ‘de vidro’ na Flórida é nomeado o melhor passeio turístico nos EUA
- Fotos: por dentro do primeiro cruzeiro de Ritz-Carlton com 149 suítes luxuosas
- Coliseu perde para Galerias Uffizi como local mais visitado da Itália em 2021
Assim como a lista pré-pandemia, o índice de 2021 é um instantâneo no tempo. No ano passado, as cidades se recuperaram após a crise global, com algumas se abrindo para o mundo mais rapidamente do que outras. A lista do próximo ano, sem dúvida, será diferente novamente, no cenário veloz da recuperação do Covid.
Aqui, então, estão os primeiros heróis do turismo da era da pandemia.
Paris lidera a lista
Paris foi eleita o destino urbano mais atraente do mundo para 2021. Globalmente, ficou em primeiro lugar no pilar “desempenho turístico” e em segundo lugar em “política e infraestrutura turística”. Ele se beneficiou do retorno de turistas americanos e asiáticos, diz o Euromonitor, embora ainda não tenha recebido o impulso dos visitantes do Reino Unido – anteriormente um grande mercado.
No entanto, a classificação foi baixa em saúde e segurança, o que o relatório diz ser “apesar do aumento dos esforços para aumentar as taxas de vacinação em uma população que hesita em vacinar”. A França tem sido um dos países europeus mais atingidos em termos de Covid e, no início deste mês, teve cerca de 27 milhões de casos no total.
Índice dos 20 principais destinos de cidades da Euromonitor 2021
1. Paris
2. Dubai
3. Amsterdã
4. Madri
5. Roma
6. Berlim
7. Nova York
8. Londres
9. Munique
10. Barcelona
11. Viena
12. Milão
13. Praga
14. Los Angeles
15. Tóquio
16. Dublin
17. Lisboa
18. Frankfurt am Main
19. Zurique
20. Istambul
Veja também:
- Faça óculos de sol com um designer de moda renomado por R$ 1.800 em hotel de luxo na Costa Amalfitana
- Companhia aérea pinta seus aviões para parecerem com toalhas de praia. Veja fotos!
- Casulo flutuante é nova opção de hospedagem sustentável e custa a partir de R$ 235 mil. Veja fotos!
Fonte: CNN Travel
Fique por dentro das novidades na nossa página no Facebook Desejo Luxo ou no nosso site www.desejoluxo.com.br