Vinho feito para Napoleão comemora 200 anos e é vendido por R$ 160 mil.

Leilão vinho de Napoleão. Crédito: Divulgação/Cape Fine & Rare Wine Auction
Leilão vinho de Napoleão. Crédito: Divulgação/Cape Fine & Rare Wine Auction

Uma garrafa de vinho Grand Constance 1821 que foi reservada para Napoleão Bonaparte, mas nunca alcançou seus lábios, foi vendida por cerca de US $ 30.000 (R$ 157.4 mil).

De acordo com a casa de leilões Cape Fine & Rare Wine Auction (CFRWA), Grand Constance, produzido no vinhedo Groot Constantia na África do Sul, foi um dos vinhos mais cobiçados de sua época – até mesmo recebendo uma citação no romance de 1811 de Jane Austen Sense & Sensibility. Em 1821, uma grande parte da colheita foi especificamente programada para ser enviada para a ilha de Santa Helena, onde Napoleão foi forçado a viver no exílio após perder a Batalha de Waterloo. No entanto, Napoleão morreu naquele mesmo ano e, portanto, em vez de ser consumido pelo ex-imperador diariamente, o vinho foi colocado no mercado em geral.

Leilão vinho de Napoleão. Crédito: Divulgação/Cape Fine & Rare Wine Auction
Leilão vinho de Napoleão. Crédito: Divulgação/Cape Fine & Rare Wine Auction

Acredita-se que menos de uma dúzia desses vinhos com 200 anos ainda existam hoje, com esta garrafa específica vindo da coleção do produtor de vinhos sul-africano Distell. Como um bônus adicional, a garrafa foi rolhada novamente em 2019, o que CFRWA explicou “não apenas para prolongar a já venerável vida útil do vinho, mas também para verificar e garantir que a condição primitiva do precioso líquido permaneça intacta.” Então, sim, este vinho tinto doce é considerado potável.

Veja também:

“Quando Napoleão deu seu último suspiro em Santa Helena em 1821, as uvas para seu vinho favorito estavam apenas amadurecendo na videira”, disse o leiloeiro da Christie, Charlie Foley, antes do evento. “A oportunidade de adquirir e beber uma garrafa de vinho 200 anos após o seu nascimento é sensacional. Só posso imaginar as profundidades de mel, açúcar e avelã deste vinho. Ainda existem muito poucas garrafas deste vinho.”

Veja também:

Dito isso, a garrafa foi inicialmente estimada para ser vendida entre US $ 5.725 e US $ 9.300, mas teve seu preço final em US $ 30.000.

“Após um ano que impactou a indústria vinícola da África do Sul como nenhum outro, o Cape Fine & Rare Wine Auction hoje se tornou um farol de resiliência, mostrando o espírito tenaz dos produtores de vinho do país – e o enorme favor que eles proporcionam aos entusiastas do vinho em todo o mundo”, Niel Groenewald, chefe da CFRWA, disse após o leilão, de acordo com a Decanter. 

Fique por dentro das novidades na nossa página no Facebook Desejo Luxo ou no nosso site www.desejoluxo.com.br

Back to top