O rapper Lil Nas X lançou o videoclipe de sua música “Montero” (assista no fim da matéria) em 25 de março de 2021, e a internet adorou. O vídeo apresenta o músico, cujo nome verdadeiro é Montero Lamar Hill, seduzindo Satanás e roubando seus chifres.
Pouco depois, a empresa MSCHF anunciou por meio do site satan.shoes que ofereceria tênis infernais da Nike. De acordo com o site, os calçados terão uma gota de sangue humano misturada com tinta na sola e apenas 666 pares serão disponibilizados.
Como os tênis em questão são Nike Air Max 97s, os leitores perguntaram a Snopes se a marca Nike estava fazendo parceria com Lil Nas X para criar os tênis Satan. “A Nike não lançou nem projetou esses sapatos”, disse-nos um porta-voz da Nike.
MSCHF x Lil Nas X "Satan Shoes" 🏹
👟Nike Air Max '97
🩸Contains 60cc ink and 1 drop of human blood
🗡️666 Pairs, individually numbered
💰$1,018
🗓️March 29th, 2021 pic.twitter.com/XUMA9TKGSX— SAINT (@saint) March 26, 2021
De acordo com uma matéria de janeiro de 2020 publicado pelo site Business Insider, o vendedor dos sapatos Satan, MSCHF, tornou-se conhecido por “criar alguns dos projetos e produtos mais absurdos, cínicos e virais que se espalharam pela Internet”. A Business Insider descreveu a MSCHF como uma “empresa de sete pessoas” que fabrica produtos que “variam de um aplicativo de negociação de ações baseado em astrologia a uma bomba de banho em forma de torradeira e tênis com água benta“.
De fato, embora os usuários da Internet possam localizar “ sapatos de Satanás ” em sapatos satan, eles também podem encontrar os “sapatos de Jesus” (mas estão esgotados).
O membro da equipe fundadora do MSCHF, Daniel Greenberg, disse a Snopes em um e-mail que os “sapatos Satan” vazaram no Twitter, mas não estarão disponíveis até as 11h do dia 29 de março. Ele acrescentou que Lil Nas X de fato colaborou com o MSCHF no produto e que o sangue nos sapatos é cortesia da equipe MSCHF.
Greenberg explicou que o MSCHF compra os sapatos da Nike, então os artistas do MSCHF fazem suas próprias modificações criativas antes de vendê-los.