Beber e comer são dois dos melhores prazeres da vida, especialmente quando harmonizados perfeitamente. Aprecie essas harmonizações acompanhadas de um whisky single malt e eleve a sua experiência sensorial a outro nível.
A arte da harmonização de alimentos possui esse nome porque exige uma minuciosa atenção aos detalhes. Os perfis das diferentes bebidas destacam sabores de fundo únicos nos diferentes alimentos.
+ Enologia: conheça 5 tipos de taças para cada estilo de vinho
+ 5 dicas de expert para começar uma coleção de whisky de luxo
+ O melhor whisky de 2022: conheça o Benromach 40 Anos Single Malt
Embora um whisky single malt seja uma bebida que possa ser apreciada sozinha, também é um excelente acompanhamento para aguçar os sentidos. A combinação dos sabores complexos do whisky com as características de certos alimentos salgados, doces ou cítricos pode criar uma experiência inigualável.
“A degustação de whiskies de diferentes idades e amadurecidos em diferentes barris faz parte da diversão de descobrir o whisky escocês. Quando apreciamos um single malt, sabemos que seu processo de produção e destilação é único, por isso acompanhá-lo com a harmonização adequada ajudará a incrementar as notas de cada expressão”, explica Gianpaolo Morselli, Brand Ambassador de The Macallan no Brasil.
Carnes, queijos, frutos do mar, sementes, chocolates e sobremesas são algumas das melhores opções de harmonizações com o whisky escocês. Mas que tipos de carne, queijo, frutos do mar e chocolate combinam melhor com, por exemplo, whiskies leves ou encorpados? Confira a seguir as dicas do expert:
1. Salmão defumado:
No universo das harmonizações existe um famoso ditado que diz: “o que cresce junto, combina”. Isso não poderia ser mais verdade do que com essa harmonização. A destilaria da The Macallan fica no nordeste da Escócia com vista para o rio Spey, famoso no mundo todo pela pesca de salmão e pela qualidade do peixe.
O salmão defumado combina muito bem com o The Macallan Double Cask 12 Years Old, servido com muito gelo, coberto com soda e decorado com uma grande casca de limão. Esse cítrico cortará o sabor rico do salmão defumado, enquanto a soda, que adiciona efervescência, complementa a textura do prato.
2. Azeitonas:
Existem muitas variedades de azeitonas e escolher a melhor para harmonizar com um whisky da The Macallan se resume à simplicidade. Em conserva, frascos, pretas, verdes… qualquer tipo de azeitona harmoniza bem, inclusive as recheadas. O segredo é escolher uma que não sobrecarregue a bebida, mas que se mantenha por conta própria como um equilíbrio salgado.
3. Queijo:
Whisky e queijo têm muito em comum. Ambos são envelhecidos e vêm em muitos sabores diferentes, por isso, são uma boa combinação. O cheddar envelhecido harmoniza bem com whiskies de sabor defumado. Enquanto o queijo azul forte vai bem com whisky mais forte.
Queijos macios, como brie ou queijo de cabra, combinam bem com whiskies leves e perfumados com um toque de doçura. O Comté e gruyère são famosos por um sabor que remete às nozes e combinam primorosamente com um whisky rico e de caráter oleoso, envelhecido em barril de Jerez, como o The Macallan Sherry Oak 18 Years Old.
4. Chocolate:
O chocolate e o whisky se complementam muito bem. Em vez de optar por um chocolate doce, opte por barras de chocolate amargo. Se você gosta de chocolate ao leite, especialmente com frutas ou nozes, harmonize-o com um whisky leve com notas frutadas como o The Macallan Sherry Oak 12 Years Old ou The Macallan Harmony Collection Rich Cacao, uma expressão com notas de baunilha, elaborada a partir de uma combinação harmoniosa de barris de carvalho europeu e americano.
Em geral, é melhor adaptar a intensidade do chocolate ao whisky. Se o whisky tiver um sabor muito forte, tente igualar a intensidade do cacau. Mas se for um whisky delicado e rico, você deve optar por um sabor mais suave.
5. Nozes:
Elas não falham nunca. Você só precisa ser um pouco inovador para misturar e harmonizar. Embora você tenha que ter cuidado ao mesclar os sabores, considere qual sabor de nozes e whisky se complementam. Por exemplo, nozes mais doces combinam com whiskies mais fortes com turfa, enquanto whiskies mais doces combinam com nozes amargas. Os whiskies com sabor defumado combinam com nozes bem torradas.
6. Carne vermelha:
Se você estiver preparando um jantar e não tiver certeza do que servir com o whisky, opte por cortes grelhados. Essa harmonização não falha. Os filés combinam muito bem com whiskies de corpo médio.
Os whiskies que possuem um sabor rico, profundo e defumado são ideais para harmonizar com a carne. Porém, é provável que você tenha que experimentar um pouco, dependendo dos temperos do grelhado e de seu teor de gordura. Por exemplo, se for um corte um pouco mais magro, o The Macallan Rare Cask é uma excelente escolha.
7. Torta de maçã:
Essa sobremesa combina incrivelmente com whiskies leves e perfumados que tenham apenas um toque de doçura. Pode ser servida com whiskies de malte envelhecidos em barris de carvalho europeu e americano combinados com aqueles envelhecidos em Jerez e barris de carvalho americano ex-bourbon.
Essa combinação complexa de barris de carvalho proporciona um caráter extraordinariamente suave e delicado, repleto de cítricos, baunilha e carvalho fresco como The Macallan Triple Cask Matured 12 Years Old. Por fim, o sabor de caramelo do barril bourbon complementa a torta de maçã excepcionalmente bem.
Fique por dentro das novidades na nossa página no Facebook Desejo Luxo ou no nosso site www.desejoluxo.com.br
Quer ver mais notícias como essa? Então, confira nossas matérias:
+ Vinho e chocolate: aprenda 5 dicas definitivas para harmonizar os dois
+ Queijos e vinhos: 3 harmonizações perfeitas para você guardar para sempre!
+ Essa é a marca de cerveja mais consumida no Brasil