6 etapas para comer sushi do jeito certo

O jeito certo, conforme a tradição japonesa, de comer sushi. Fotos: Pexels
O jeito certo, conforme a tradição japonesa, de comer sushi. Fotos: Pexels

Seja sua primeira vez ou se você come sushi regularmente em um bar em Tóquio, existe uma maneira adequada de consumir esse alimento básico da culinária japonesa.

Sushi é uma coleção de pratos japoneses com arroz avinagrado e ingredientes como peixe cru, legumes e elementos cozidos como tamagoyaki, uma omelete enrolada. Os rolos vêm em todas as formas e tamanhos, de futomaki grande e multicolorido a nigiri simples e elegante.

+ Como você segura a taça de vinho? Descubra o jeito certo e os motivos práticos para fazer assim!

+ Pesquisa encontra os restaurantes com 3 estrelas Michelin mais baratos e com as melhores críticas

+ Como harmonizar vinho e chocolate: aprenda 5 dicas com esse guia fácil

O jeito certo, conforme a tradição japonesa, de comer sushi. Fotos: Pexels
O jeito certo, conforme a tradição japonesa, de comer sushi. Fotos: Pexels

Os frutos do mar usados para esse prato incluem atum, salmão, lula ou kani-kama. Pasta de wasabi, molho de soja e gengibre em conserva também acompanham a refeição. O sushi é diferente do sashimi, que são fatias finas de peixe cru.

COMO COMER SUSHI

Coma sushi da maneira que te deixa confortável, mas existe uma técnica tradicional para seu consumo. Seguir a etiqueta de jantar pode melhorar toda a sua experiência em restaurantes especializados e em casa. Veja só como comer da maneira certa:

1. Limpe suas mãos.

Se você planeja ou não comer sushi com as mãos, certifique-se de lavá-las ou enxugá-las antes da refeição. A maioria dos garçons em restaurantes de sushi fornece aos clientes uma toalha quente para a limpeza das mãos.

2. Use hashis, se necessário.

Use um par de hashis para comer sua refeição de sushi se preferir usar utensílios. Pegue a varinha superior em cerca de um terço do caminho para baixo, colocando-a entre o polegar e o dedo indicador.

A vara inferior deve ficar na base do polegar e do dedo indicador, descansando naturalmente contra o dedo anelar. Use o dedo médio para ajudar a mover o pauzinho de cima enquanto mantém o pauzinho de baixo parado.

Apenas as pontas dos utensílios devem se tocar. Use seus pauzinhos para pegar o rolo de sushi, aplicando apenas pressão suficiente para levar a comida à boca.

3. Coma uma peça por vez.

Coma uma peça de sushi de cada vez, em uma ou duas mordidas. Evite cortá-lo em pedaços menores ou separar o pedaço de peixe dos outros ingredientes.

4. Passe o peixe no molho de soja.

Mergulhe apenas o lado do peixe do sushi no molho de soja, pois o arroz do sushi pode absorver muito, afetando o sabor do peixe. Mergulhar é fácil com o nigiri sushi, onde o peixe fica diretamente em cima do arroz, mas mais desafiador com o maki sushi, porque o peixe e o arroz são enrolados juntos em uma folha de nori.

Evite colocar o pedaço inteiro no prato de molho de soja, pois isso pode fazer com que o rolo se desfaça. Também é contra a etiqueta adequada de sushi misturar wasabi diretamente em seu molho de soja. Em vez disso, passe o rolinho em cada condimento separadamente.

5. Use o mínimo de wasabi.

Restaurantes tradicionais no Japão costumam servir wasabi verdadeiro e autêntico. Por outro lado, a maioria dos restaurantes de sushi usa wasabi industrializado, uma mistura de rábano, farinha de mostarda, amido de milho e corante alimentar.

Use apenas uma pequena quantidade de wasabi para evitar sobrecarregar o sabor de seus sushis. Em restaurantes sofisticados, os chefs costumam preparar sushis com wasabi.

6. Use gengibre como um limpador de paladar.

Alguns clientes gostam de adicionar gengibre (“gari”) ao sushi, mas você deve consumi-lo como um limpador de paladar entre diferentes tipos de sushi.

Fonte: MasterClass

Fique por dentro das novidades na nossa página no Facebook Desejo Luxo ou no nosso site  www.desejoluxo.com.br 

Quer ver mais notícias como essa? Confira em nossas matérias:

+ Um barril de 374 litros de whisky Macallan estava ‘esquecido’ e se torna o mais caro do mundo

+ Atenção fãs de caviar: um dos restaurantes mais chiques de Paris está chegando a Nova York

+ Pesquisa revela que quanto mais caro o casamento, menor a chance de dar certo

Back to top