Pensar em verão é pensar em sol e calor. A estação, caracterizada por elevadas temperaturas, e dias mais longos e noites mais curtas, é a queridinha de muitos brasileiros. Para muitos viajantes, o refúgio para esses dias mais quentes costuma ser a praia. Porém, as águas geladas das cachoeiras também são um grande atrativo para refrescar o calorão que costuma fazer nos primeiros meses do ano e são uma boa opção para viajantes que desejam apreciar a natureza.
Segundo dados de uma pesquisa realizada pela Booking.com, 9 em cada 10 viajantes brasileiros (91%) escolhem seus destinos com base em belos cenários naturais. Além disso, 88% encontram como motivação para viajar ter um tempo para relaxar. E as cachoeiras são ótimas opções para aproveitar as trilhas, se refrescar e descobrir as belezas naturais.
+ Os melhores café da manhã de hotel do mundo. Descubra o top 10!
+ Mercedes Sprinter: conheça um motorhome de luxo de R$ 785 mil
+ Royal Caribbean é eleita a melhor companhia de cruzeiros em 2022
Além disso, um banho de cachoeira ajuda a renovar as energias para o ano que se inicia, incentiva a circulação, fortalece o sistema imunológico, diminui o estresse e é um tratamento natural para a pele e os cabelos. Ao escolher um destino de viagem repleto de paisagens paradisíacas, o viajante pode fugir da rotina, se conectar com a natureza e desfrutar de momentos terapêuticos.
Inclusive, um outro estudo recente da plataforma de viagens mostrou que, em 2023, as viagens levarão o bem-estar da mente, corpo e alma a um novo patamar – uma abordagem imersiva e sem limites para alcançar a paz e o prazer, incluindo formas menos convencionais de ser feliz.
E, para começar 2023, nada melhor que mergulhar em cachoeiras. Pensando nisso, a Booking.com separou cinco destinos no Brasil para se refrescar no verão:
1. Cachoeira do Escorrega, Visconde de Mauá (RJ)
Em Visconde de Mauá, município a cerca de 199 km da cidade do Rio de Janeiro, a Cachoeira do Escorrega fica no Parque Nacional do Itatiaia, em cima de uma enorme pedra lisa que, com a força da água, se forma um tobogã natural que permite que os banhistas escorreguem até caírem em uma piscina natural.
O acesso ao local é bem fácil, não sendo necessário fazer trilhas: basta sair do estacionamento e subir uma estradinha de terra por poucos metros.
2. Parque Estadual do Ibitipoca, Ibitipoca (MG)
Conceição do Ibitipoca é um vilarejo pequeno no município de Lima Duarte, em Minas Gerais, próximo à cidade de Juiz de Fora. Rico em belezas naturais e com ótima localização para acessar o Parque Estadual de Ibitipoca, o destino está a apenas 3 km dos mais procurados atrativos da região.
O parque tem três circuitos diferentes, que contam com atrativos como mirantes, grutas, picos, piscinas naturais e cachoeiras.
3. Cachoeira do Mutum, Presidente Figueiredo (AM)
A cachoeira do Mutum é a perfeita demonstração de que, mesmo longe da praia, é possível se refrescar e conhecer paisagens de tirar o fôlego no verão.
A exótica cachoeira possui cor ferrugem e buracos que se tornam sete banheiras naturais em plena Floresta Amazônica, no município de Presidente Figueiredo, a 107 km de Manaus. Algumas “jacuzzis” chegam a sete metros de profundidade e ainda são um mistério de como surgiram na região.
4. Poço Azul, Chapada das Mesas (MA)
No Parque Nacional da Chapada das Mesas, no Sul do estado do Maranhão, o Poço Azul chama atenção pela coloração azul cristalina. Em dias de sol quente, os raios atingem a cachoeira e deixam mais viva a cor da água, parecendo um verdadeiro cenário de filme.
Os visitantes garantem que a cachoeira é ótima para nadar, porque a água fica sempre com uma temperatura ideal para aliviar o calor do verão maranhense. Outra possibilidade para deixar a viagem ainda mais completa é o passeio por tirolesa de 300 metros que passa por cima do Poço Azul, proporcionando ao viajante uma vista exuberante.
5. Cachoeira da Tiririca, Murici (AL)
Nem só de belas praias vive Alagoas. Localizado no santuário ecológico do município de Murici, a cerca de uma hora de carro de Maceió, a cachoeira do Tiririca é considerada uma das mais bonitas da Região Nordeste.
O cenário é parte de um santuário ecológico com fauna e flora da Mata Atlântica: a região conta com mais de 200 espécies de aves, muitas delas ameaçadas de extinção, além de outros animais. Além disso, o passeio se torna ainda mais completo com uma queda d’água com mais de 80 metros de altura, ideal para a prática de rapel e de outras atividades de aventura.
Fique por dentro das novidades na nossa página no Facebook Desejo Luxo ou no nosso site www.desejoluxo.com.br
Quer ver mais notícias como essa? Confira em nossas matérias:
+ 7 dicas para economizar dinheiro na reserva do hotel
+ Israel e Jordânia: guia de cidades imperdíveis para conhecer nesses países
+ Islândia: casa de vidro é lugar perfeito para ver a aurora boreal e custa R$ 3.200 por noite