3 grutas que você precisa incluir no roteiro para Bonito no Mato Grosso do Sul

Gruta do Lago Azul. Foto: Hudson Garcia

Bonito é considerado a capital do ecoturismo no Brasil. Além dos rios de águas cristalinas, que chamam a atenção por ser palco de flutuação e mergulho, um dos cenários naturais que mais se destacam no destino do Mato Grosso do Sul são as cavernas e grutas.

Formadas há milhões de anos, as atrações de Bonito possuem beleza natural única, que rende roteiros repletos de interação com a natureza. Há centenas de grutas e cavernas na região, algumas delas abertas para visitação turística.

+ Rio de Janeiro ganha como melhor destino do mundo para assistir ao pôr do sol. Confira top 10!

+ 6 cidades perto de São Paulo para aproveitar o fim de semana

+ Pousada em Minas Gerais tem carros como cama e cascata de piscina

Conheça as principais grutas do destino sul-mato-grossense:

Gruta do Lago Azul

A Gruta do Lago Azul é um dos cartões-postais de Bonito e, talvez, um dos pontos mais visitados da cidade. O lugar impressiona tanto pelos espeleotemas projetados no chão e no teto da caverna, quanto pelo espelho d’água azul cristalino, que abrigou, há milhares de anos, preguiças gigantes e tigre dente de sabre.

Gruta do Lago Azul. Foto: Hudson Garcia
Gruta do Lago Azul. Foto: Hudson Garcia

Segundo a agência Acqua Studio de Viagens, o passeio pelo atrativo, que é tombado pelo IPHAN, é apenas contemplativo e começa em uma pequena trilha, até chegar a um trecho de escadaria de cerca de 200 metros, que leva até o famoso lago.

Grutas de São Miguel

Próximo da caverna mais conhecida, está também o conjunto de grutas de São Miguel, que se diferenciam pelos espeleotemas com formas impressionantes. O lugar abriga estalactites, estalagmites, travertinos, coralóides e pérolas, assim como animais como morcegos e corujas.

Grutas de São Miguel. Foto: Hudson Garcia
Grutas de São Miguel. Foto: Hudson Garcia

Além disso, o percurso até as grutas chama a atenção passando por uma trilha pênsil com quase 200 metros de extensão por entre as copas das árvores, em meio a mata virgem.

Abismo Anhumas

Descoberto na década de 1970, o Abismo Anhumas está aberto à visitação desde 1999. A atividade na caverna se inicia logo na descida para chegar ao deck de observação no interior da caverna, já que os visitantes precisam descer setenta e dois metros utilizando um sistema de rapel mecânico.

Abismo Anhumas. Foto: Daniel De Granville
Abismo Anhumas. Foto: Daniel De Granville

O deck flutuante foi construído sobre o lago de águas cristalinas de oitenta metros de profundidade existente no interior da caverna.

No local é possível observar um cenário exuberante de cones de calcário que preenchem o lago e seu entorno chegando a até vinte metros de altura, assim como fazer flutuação com snorkel ou mergulho com cilindro.

Fique por dentro das novidades na nossa página no Facebook Desejo Luxo ou no nosso site  www.desejoluxo.com.br 

Quer ver mais notícias sobre viagem? Então, confira em nossas matérias:

+ Brasil é um dos países mais acolhedores do mundo em 2023. Veja o top 10!

+ Rio de Janeiro é o estado com as melhores praias do Brasil

+ 5 dicas para se mudar para Portugal e ficar de vez

Back to top