17 fatos sobre o criador da marca Louis Vuitton

Imagem: Reprodução/Wikipedia

Com mais de US$ 15 milhões em vendas anuais, a Louis Vuitton é uma das maiores grifes do mundo. É improvável que o pequeno Louis, de 10 anos, sabia que a marca que ele criaria seria tão grande.

Veja também:

Louis Vuitton lançará viseira de proteção de luxo por R$ 5 mil
Louis Vuitton apresenta sua primeira coleção de joias unissex: LV Volt. Conheça!
LVMH, dona da Louis Vuitton, desiste de acordo bilionário pela compra da Tiffany

Como um homem pobre de um pequeno vilarejo se tornou um fashion designer:

Imagem: Reprodução/Wikipedia
  • Louis Vuitton nasceu em 1821 em uma pequena vila na França. Seu pai era um carpinteiro ou um fazendeiro e sua mãe era uma chapeleira. Os pais dele morreram muito cedo e Louis tinha um relacionamento complicado com sua madrasta.
  • Quando Vuitton tinha 13 anos de idade, ele decidiu ir embora de casa, cansado das atitudes rígidas da madrasta. Ele foi até Paris à pé. Ele andou quase 470km durante dois anos, pegando trabalhos pelo caminho.
  • Quando chegou na capital, começou a trabalhar como aprendiz na Marechal, que estava produzindo carros para pessoas ricas durante a revolução industrial. Louis Vuitton trabalhou na Marechal por 17 anos.
  • Em 1853, ele se tornou empacotador e produtor de caixas para a esposa de Napoleão Bonaparte III, Eugenie de Montijo, e isso trouxe vários outros clientes ricos para Louis. Foram eles que deram trabalho a ele até o fim de sua carreira.
Imagem: Reprodução/Wikipedia
  • Em 1854, ele abriu sua primeira empresa e boutique em Paris. O aviso na entrada dizia “Empacota com segurança os mais frágeis objetos. Especializando em empacotar moda”. Foi quando ele criou a maleta perfeita: ele fez ela lisa, com cantos arredondados e detalhes extras. Além disso, as maletas dele eram à prova d’água.
  • Devido ao crescimento rápido, ele teve que abrir outra loja em Asnières-sur-Seine. Nesta loja, tinham apenas 20 funcionários.
Imagem: Reprodução/East News
  • Os produtos do designer se tornaram populares no mundo todo como sinônimo de qualidade e confiança. Em 1885, ele abriu a primeira loja em Londres, seguida das filiais em Nova York e Filadélfia.
  • Em 1886, Louis e seu filho, George, inventaram e patentearam um novo tipo de fecho. Eles estavam tão confiança de sua segurança, que desafiaram Houdini a sair de uma maleta trancada. Ele não aceitou a proposta e isso ajudou a estabelecer a perfeição da invenção.
  • Em 1901, depois da morte de Louis, George continuou o trabalho do pai.
  • A grife se tornou tão popular, que logo começou a ser falsificada, precisando da criação de algo que provasse que as maletas eram originais. Para isso, George criou o famoso monograma que estamparia o couro do exterior das peças.
  • Apesar disso, itens da grife ainda são falsificados até hoje. A empresa tem tolerância zero para falsificações. Se eles virem você com um item falsificado, eles podem te processar, especialmente se você estiver ganhando dinheiro em cima disso. E isso pode acontecer em qualquer parte do mundo.

 

Ver essa foto no Instagram

 

France is back! 🇫🇷🏆 @LouisVuitton congratulates the winning team of the 2018 #WorldCup

Uma publicação compartilhada por Louis Vuitton (@louisvuitton) em

  • Em certas ocasiões, a empresa cria produtos especializados. Uma mala especial foi criada para a bailarina Diana Vishneva, do Mariinsky Ballet.
  • Couro natural e outros materiais são produzidos especialmente para a marca na criação de malas e bolsas.
  • As boutiques da empresa têm uma atmosfera especial, onde cada item é mostrado com a melhor luz, e estão localizadas somente em locais como shoppings de luxo. Têm itens que são desenvolvidos apenas para clientes VIP.
  • Desde 1998, a Louis Vuitton produz não apenas maletas, mas, também, roupas, sapatos, acessórios e joias.
  • Em 2019, a marca desenvolveu uma maleta para o Campeonato Mundial de League of Legends, da França.
  • A empresa também criou uma maleta especial para transportar as 13 reedições das bolas oficiais usadas nas Copas do Mundo desde 1970 e outra para celebrar a Copa do Mundo da Rússia.

Fique por dentro das novidades na nossa página no Facebook Desejo Luxo ou no nosso site  www.desejoluxo.com.br 

Back to top